SA-1. Composição e Sonologia
Tavinator 1.0: identificação do sistema composicional de Tavinho Moura e modelagem computacional de um protótipo gerador de canções tavinianas. | |
Marcio Giachetta Paulilo, Silvio Ferraz Mello Filho |
Coleção de música eletroacústica e experimental carioca: aspectos preliminares do projeto e proposta de um catálogo de Vânia Dantas Leite | |
Alexandre Sperandéo Fenerich, Sergio Dornellas Fiuza Junior |
Gisèle Brelet e a existência enunciativa: invenção e interpretação musical | |
Gustavo Bonin |
Um compor multifacetado em Angola de Paulo Rios Filho | |
Pedro Yugo Sano Mani |
Três estratégias para a geração de materiais em “style oiseau” na composição assistida por computador | |
Yuri Behr Kimizuka, Silvio Ferraz |
Trago notícias de outro lugar: experiência intertextual na criação de uma peça de música-teatro | |
Pedro Leal David |
O significado agregado à narrativa fílmica através da variação temática em The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore | |
Ednar Leite de Pinho Pessoa |
Som e Música como elementos narrativos em Era uma Vez no Oeste (1968): análise da primeira sequência do filme. | |
Marina Marcon Moreira, Rogério Vasconcelos Barbosa |
A escuta como instrumento de pesquisa: o caso do Estudo Ecos | |
Ricardo de Oliveira Thomasi |
OM-pd: API between PureData and OM-Sharp | |
Charles Klippel Neimog, Rodolfo Coelho de Souza |
Das mediações fonográficas e partiturais na música de concerto e na música popular | |
Lucas Jaques Nacur Cassano |
As abordagens do material musical de Helmut Lachenmann | |
Leon Steidle |
Entre a cena e a música: a aplicação de três procedimentos intertextuais na composição musical do espetáculo Uma Viagem ao Céu | |
José Adriano Sousa Lima Júnior, José Orlando Alves |
Revisitando o sintetizador analógico como ambiente de experimentação e aprendizado | |
Felipe de Almeida Ribeiro, Antonio Spoladore Hurtado, Ricardo Thomasi |
Programação de um sensor inercial com 6 graus de liberdade e seu uso na exploração gestual da performance musical | |
Augusto Armondes, Caio Campos, Eduardo Martins, Marcos Alves, Sérgio Freire |
Da gênese da canção ao fonograma: em busca do projeto imagético | |
Fernando Braga Campos, Sérgio Freire |
Haciendo camino al andar: Contribuciones para la investigación en procesos creativos | |
German Enrique Gras |
O uso da combinatoriedade na obra Rebotes | |
Natanael de Souza Ourives |
SA-2. Educação Musical
O ensino de música na rede estadual de Minas Gerais durante a pandemia: um estudo curricular dos Planos de Estudos Tutorados (2021) | |
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Débora Andrade, Vinícius Alves Maciel, Amanda Martins Barbosa, Silvana Silva Pereira, Sara Paraguassú Santos do Vale |
O corpo no ensino de canto: uma discussão a partir de cinco artigos brasileiros | |
Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo |
Music education practices in school marching bands: an analysis based on the narratives of their former members | |
Rodrigo Lisboa da Silva |
A racionalização da música e o habitus conservatorial: uma discussão metodológica a partir do tipo ideal weberiano | |
Andersonn Henrique Araújo |
Ensino de história da música no Brasil: reflexões sobre a perpetuação de cânones e colonialidades na formação e atuação do educador musical | |
Matheus Silva Rocha, Helena Lopes da Silva |
Estado de conhecimento sobre canto coral na Revista da Abem e na Revista OPUS entre 2012 e 2021 | |
Hugo Bautz Küster, Rafael Prim Meurer, Jucélia da Cruz Estumano, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo |
Ferramentas de webconferência para a educação a distância de harmônica | |
Luciano José Trindade Falcão, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
Educação musical "com" e "para" as crianças: diálogos com as culturas da infância | |
Fabrício Malaquias-Alves, Helena Lopes da Silva |
Avaliação do paper prototyping de aplicativo mobile MOVE como facilitador para o desenvolvimento de pesquisa de estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras | |
TARSILLA CASTRO RODRIGUES DA SILVA, Jessika Rodrigues da Silva, AUREO DEO DEFREITAS JÚNIOR, KATIA REGINA SABEL MOTA |
Avaliação em Educação Musical: um olhar investigativo a partir dos documentos oficiais | |
Kadja Marluan da Silva Nascimento |
Desenvolvimento profissional do professor de música na educação básica: percursos e contribuições das publicações brasileiras | |
Lucila Andrade |
Ação criativa no caminho da emancipação: uma investigação ação-participativa em educação musical | |
Rafael Dias de Oliveira |
A pesquisa em música armorial como alternativa decolonial no ensino superior de música | |
Malu Sabar Gomes Lins Santos De Barros, Tarcísio Gomes Filho, Rucker Bezerra de Queiroz |
O Ensino de Piano e o Autismo: o que as pesquisas dizem? | |
Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi |
Práticas pedagógicas relacionadas à preparação da performance violonística | |
Igor Colombo Simões, Victor Neves de Souza |
A ludicidade no curso de iniciação artística da EMUFRN: reflexões sobre a prática dos professores de música em formação | |
Ana Angélica Macêdo da Silva Araujo |
M&M: Relatos de experiência em uma prática interdisciplinar entre Música e Matemática | |
Josenildo Araújo Silva, João Valter Ferreira Filho |
Uma tristeza tão grande nas coisas mais simples que você tocou: um vídeo-recital didático sobre o samba-canção | |
Wellyddna Paula Santos Pontes, João Valter Ferreira Filho |
Piano na pandemia: relato de experiência nas aulas de piano online | |
Bruna Santos Miranda |
Características de cursos de Licenciatura em Música na região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará | |
Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira, Paula Gabriela Martins, Larissa Rayane de Morais Dias, Daniel Augusto de Lima Mariano, Renan Colombo Simões |
Dimensões Políticas da Prática e Formação Musical: Perspectivas a Partir de um Estudo Bibliográfico | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, ARIEL QUEIROZ ALMEIDA, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros |
A função da imitação na Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon | |
Jéssica Franciéli Fritzen |
Música das crianças: Donald Pond e suas notas de observação na Pillsbury Foundation School (1937-1948) | |
Tamya Moreira |
O que tem se falado sobre rock e mulheres no Brasil?: um recorte de 2010 a 2021 | |
Larissa Guedes dos Santos |
O coro infantojuvenil no contexto escolar: um estudo com Biogramas de duas Regentes | |
Elisama Justo |
Oficinas de Rap na Socioeducação: Fazer Musical e Reflexões no Projeto de Vida com os Adolescentes Privados de Liberdade na UASE 1 em Ananindeua - Pará | |
Arlindo Alves de Aguiar Junior, Lucian José De Souza costa, Aureo Déo DeFreitas Junior |
Música na Educação Básica: possibilidades de diálogo na construção de identidades | |
Alexandre Milne-Jones Náder |
O ensino da música na pandemia: aspectos pedagógicos-sociais das aulas remotas de guitarra elétrica da Escola de Música do Estado/MA | |
Antonio Elias Silva Neto |
Artes musicais afro-brasileiras: livro digital para professores da educação básica | |
Beatriz de Souza Bessa |
A pandemia de Covid-19 e o ensino de música na escola básica: revisão de literatura de uma pesquisa em andamento | |
João Flávio Oliveira Neto, Klesia Garcia Andrade |
O impacto da música em famílias afetadas pela Zika: alguns resultados do projeto ZikMus | |
Diana Santiago, Tânia Lisboa, Rosie Perkins, Caitlin Shaughnessy |
Reflexões e estratégias para pensar práticas criativas no ensino de música com atividades em grupo e a música popular | |
Mayara de Brito Ferreira, Mayra de Brito Ferreira |
Dobrado, baião, coco, samba e cururu: um relato de experiência com formação de professores | |
Andréia Miranda de Moraes Nascimento |
Construção da sonoridade vocal para a cena cantada: estratégias de preparadores vocais que atuam no Teatro Musical brasileiro | |
Danilo Nogueira de Morais, Mário André Wanderley Oliveira |
A implementação metodológica de pesquisa sobre a educação musical para crianças e jovens com necessidades educacionais específicas em Minas Gerais | |
José Soares, Maria Odília de Quadros Pimentel, Luana Soares Pereira, Marcelo Soares Martins |
Banda de Música: aquisição e mobilização de saberes docentes na prática dos maestros | |
José Hérikson Dantas do Amaral |
Relato de experiência da pesquisa-ação aplicada na disciplina Instrumento Complementar na Universidade Ceara | |
Wellington Freitas Viana |
O Bacharelado em Música no Brasil: um levantamento a partir do Cadastro e-MEC | |
Henrique Segala Villela |
Guerreiros nagô: brincar e refletir o antirracismo na educação básica | |
Beatriz de Souza Bessa |
Educação Infantil, unidocência e música: revisão de literatura | |
Danielle dos Santos Evangelista |
Movimento (auto)biográfico da educação musical no nordeste brasileiro: um mapeamento da literatura acadêmica | |
Tamar Genz Gaulke, Ana Clara da Silva Ponciano |
Ensino de bateria online: A perspectiva dos alunos sobre a utilização das TDIC | |
Adriel Correia Amâncio, Paulo Marins |
Canto coral em tempos de pandemia: narrativas de professores e alunos sobre a experiência de cantarem durante um contexto pandêmico | |
Daniel Souto de Moraes |
Formação do professor de piano em grupo: uma pesquisa-ação à luz da autorregulação da aprendizagem | |
Dayse Gomes Mendes |
Um estudo sobre o Programa Piano. Pérolas: pesquisa em andamento | |
Helena Karavassilakis Uzun |
Uma revisão sistemática sobre música e comportamento pró-social | |
Célio Diniz Ribeiro Junior, Flávia Cristina Santos da Paz, Marília Soto Marcicano, Lívia Helen Martins |
O conceito de juventudes: quem são os jovens do Guri | |
Nicole Reis, Vania M |
Relatório de estágio: prática docente na turma de teclado da Igreja Nova Apostólica de Mossoró - RN | |
Laysa Ágatha Aires Santiago |
Pesquisando com crianças: uma análise dos textos publicados no ST-9 "Música, Infância(s) e Pesquisa" do XXXI Congresso da ANPPOM | |
Igor de Tarso Maracajá Bezerra, Letícia Oliveira Augusto de Carvalho |
REFLEXÕES SOBRE JUVENTUDES E MÚSICA NA PERIFERIA: A trajetória e a perspectiva de um jovem rapper da cena de Natal-RN | |
Ana Clara da Silva Ponciano, Mário André Wanderley Oliveira |
A primeira missão pedagógica alemã e sua influência na institucionalização e desenvolvimento do ensino de música na escola pública colombiana. | |
Zuley Jhojana Duran Peña |
Música e pedagogia: movimentos formativos de professoras do ensino superior | |
Cláudia Ribeiro Bellochio |
SA-3. Etnomusicologia
Lambadas e Cambará: a lambada de Mestre Vieira nos anos de 1990 | |
SAULO CHRIST CARAVEO, Sonia Maria Chada |
Construção artesanal de violas machete no Recôncavo baiano após a patrimonialização do samba de roda (2004-2022) | |
Rodrigo Chaves Veras |
Maracatu raízes de pai Adão: identidade, memórias e relatos | |
Mirty Kátlhy Da Silva Souza, Amilcar Almeida Bezerra |
O teleco-teco cordobês e outros sotaques da batucada argentina | |
Caio Bertazzoli |
Ecossistema musical, resiliência e gerenciamento adaptativo | |
THIAGO COSTA DE SOUZA |
O acervo do choro de Pelotas: a preservação da memória na cidade e região | |
Lucas Borba da Silveira, Raul Costa d'Avila, Rafael Henrique Velloso |
Aprendendo rabeca e forró na região metropolitana do Recife | |
Ítalo Fernandes da Silva, Carlos Sandroni |
Música antiga hoje: a terceira geração no contexto de bares e feiras medievais | |
Bianca Ruzzene Andréo, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Suzel Ana Reily |
Mulheres percussionistas e regentes no carnaval de Belo Horizonte | |
Ana Luiza Braga Simão, Lúcia Campos |
O samba como patrimônio cultural de Belo Horizonte | |
Taís Gomes, Lúcia Campos |
O funk lésbico: tecnologia e corpo construindo um Musicar Local | |
Raquel Mendonça Martins |
Interações entre Artistas Natalenses e Públicos em Plataformas Digitais: um estudo netnográfico | |
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Ana Júlia Alves de Lima, Larissa Guedes dos Santos |
Tópicos Especiais em Etnomusicologia: experiências a partir do trabalho de campo | |
Tainá Magalhães Façanha, Renan Jorge Melo, Álefe Davi Oliveira Ribeiro |
O violoncelo no contexto sociocultural na escola periférica sob perspectiva autoetnogáfica | |
Peppi Matheus de Araujo |
SA-4. Música Popular
Jasco: Análise de uma peça para violão solo do grupo de heavy metal Sepultura | |
Ivan Daniel Barasnevicius, Paulo José de Siqueira Tiné |
É Segredo de Viriato Figueira (1845- 1883): um estudo expressivo através da manipulação temporal em duas gravações | |
Paula Cristina Cabral Martins |
As percussões e a fonografia brasileira: escutando as mediações | |
Eduardo Marcel Vidili |
Uma seresta para Guinga: reflexões sobre a memória na criação musical | |
Mário Sève |
Os sentidos revelados em Canção do Sal na performance vocal de Elis Regina e Milton Nascimento | |
Roberta Carvalho Pereira Campos, Regina Machado |
Modulação métrica isomórfica: formas assimétricas e irregulares de modular o tempo | |
Ricardo Augusto de Lima Brandão, Leandro Barsalini |
Notas sobre o pandeiro brasileiro, suas notas e suas escritas. | |
Ricardo Augusto de Lima Brandão, Leandro Barsalini |
O fraseado de Allan Holdsworth em improvisações na música Fred | |
Cássio Gabriel Ronchetti |
A invenção de uma “latinidade” brasileira pelo Bachatanejo | |
Fernando Llanos |
Boi Soberano sob a ótica do modelo triparte de semiologia musical proposto por Jean-Jacques Nattiez | |
José Roberto de Oliveira Oleriano, John Kennedy Pereira de Castro |
Alguns apontamentos sobre o piano no frevo | |
Mauricio Correia Cezar, Eduardo de Lima Visconti |
A cena musical mod em Curitiba nos anos 2000 sob o prisma da multiterritorialidade e da translocalidade | |
Asaph Eleuterio |
Voz, violão e expressões artísticas: considerações sobre algumas cantoras violonistas da música popular brasileira | |
Ana Lis de Nobrega Marum, Regina Machado |
Octávio Dutra e o grupo Terror dos Facões: transcrição, edição, análise e performance historicamente orientada como prática de pesquisa em música popular | |
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO, Raul Costa d´Avila, Lucas Borba da Silveira, Gustavo Fleury Fina Mustafé, Daniel Ortiz de Ortiz |
Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba (1926-2008): tra jetória e obra. | |
Júlio Córdoba Pires Ferreira |
Lina Pesce: A expansão e (in)visibilidade de uma compositora do século XX | |
Beatriz Rodrigues Nascimento |
Um arranjo para violão solo a partir da obra do compositor acreano Zeca Torres | |
Sr. Adson de Souza Barbosa |
O uso de inflexões melódicas como proposta pedagógica para a formação do intérprete flautista no choro | |
Jane Eyre Pedro |
Banda Treml e duo Krüger e Vogelsanger: identidades germânicas e não-germânicas no repertório de álbuns de bandas do Norte/Nordeste Catarinense nos anos 1960 | |
Giovanni de Sousa Vellozo |
Uma proposta interdisciplinar de organização de música popular | |
Klesley Bueno Brandão |
Suíte para Tuba do compositor Marcelo Vilor: sugestões técnicas e interpretativas a partir da partitura da tuba | |
Gilvan Pereira da Silva |
Tecendo o cancioneiro nordestino: o significado técnico e estilístico do arpejo para o baião | |
Antonio Elias Silva Neto |
Repensando a música popular no Brasil – a noção de popular no século XIX | |
Martha Tupinambá de Ulhôa |
A obra de Luiz Melodia: transcrições musicais e reflexões acerca de três álbuns do compositor | |
Lucius Kalic, Potiguara Menezes |
SA-5. Performance Musical
O aprendizado motor do trompista: a relação do treino musical e o sono | |
Edson Zeferino Menezes |
Concerto para Trombone e Piano ou Orquestra de Launy Grøndahl e a abordagem interpretativa proposta por Palmer Traulsen | |
Eliseu de Assis Santos, Maico Viegas Lopes |
A literatura do flautim: uma revisão bibliográfica de métodos e livros de estudo | |
Gabriela Deps Gomes |
Trombones na quarentena: um estudo sobre as diversas abordagens pedagógicas utilizadas ao longo dos dois anos de curso | |
Wilhian Robson Werle |
Preditores da ansiedade na performance musical no ensino superior: reflexões e implicações | |
Samuel Barros |
Planejamento, execução e avaliação durante o aprendizado autorregulado: estudo multicaso com estudantes de flauta transversal | |
Leonardo Loureiro Winter, Vinicius Dias Prates |
A Performance como Construção do Performer: um estudo a partir de Praia (2016) de Gustavo Bonin | |
Marta Brietzke |
Panorama analítico dos conceitos e procedimentos na técnica de mudança de posição no violino: exemplificação no repertório brasileiro para violino solo | |
Pedro Juliano Dellarole, Eliane Tokeshi |
O tratado de Jean-Louis Duport contextualizado a partir das cinco Sonatas para violoncelo e piano de Ludwig van Beethoven | |
Amanda Melo Massa, Felipe José Avellar de Aquino |
Pesquisa artística e autoetnografia: perspectivas sobre criação de conhecimento na interpretação musical | |
Bruno da Silva Ghirardi, Luís Antônio Eugênio Afonso |
Ressonâncias do pensamento de Plotino na concepção residual do intérprete musical | |
Luigi Gomes Brandão, Flavio Terrigno Barbeitas |
Estratégias de estudo para o desenvolvimento da habilidade de cantar e tocar violoncelo simultaneamente na peça O Último Romântico de Lulu Santos e Antônio Cícero | |
Daiane Silva de Andrade, Fabio Soren Presgrave |
Questões de Timing aplicadas à interpretação da II Sonata para Violoncelo e Piano de José Siqueira | |
Marcelo Moreno da Silva, Felipe Avellar de Aquino |
Análise performática da obra Pagão de Pixinguinha: aplicação de digitações alternativas como meio de aprendizagem | |
Nadine Morais Alves, Cássia Carrascoza Bomfim |
Escala multidimensional do perfeccionismo: os esforços positivos em músicos performers perfeccionistas | |
Patrícia Alonso, Sônia Ray |
Análise das técnicas estendidas para contrabaixo no Moderato dos Duos de Oxosse (1985) de Ernani Aguiar e reflexões para uma edição de performance | |
Rebeca Tavares Furtado, Rodrigo Olivárez |
Adeus, adeus para violoncelo e piano de Walter Smetak - uma redescoberta | |
André Eugênio de Queiroz Filho, Fábio Soren Presgrave |
Duo Concertante para violão e violoncelo de Stepan Lucky e práxis musical – Interações e empréstimos gestuais na preparação da obra | |
Rafael Pedrosa Salgado, Maria Bernardete Castelan Póvoas, William Teixeira |
Dimensões interpretativas da música barroca no traverso e na flauta de sistema Boehm | |
Manoel Oliveira Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, Evaneto de Albuquerque Melo, Vinícius Eufrásio |
O recurso das fixações e a escola carlevariana de violão: perspectivas interdisciplinares sobre a ação de mão direita | |
José Rui Fernandes Pedroso, Maria Bernardete Castelan Póvoas |
Manipulações rítmicas na peça El Paño Moruno de Manuel de Falla: propondo um estudo técnico instrumental através de excertos musicais | |
Eduardo Moreira Medeiros |
A articulação como expediente técnico musical: um breve levantamento bibliográfico em tratados de violão | |
Ederaldo Sueiro junior, Felipe Afonso dos Anjos |
A estética da intertextualidade como ferramenta performática em ValStravinskysa da Esquina das Três Sátiras para Piano, de José Alberto Kaplan | |
Tassio Luan Anselmo de Lima, Joana Cunha de Holanda |
Criando arranjos para piano solo: Entrevistas com seis pianistas brasileiros | |
Tarcísio Paulo da Costa |
Estratégias de estudo, performance e a relação intérprete-compositor na peça [cello] de Tomás Cabado | |
Juan Ignacio Ferreras, Fabio Soren Presgrave |
Idiomatismo na colaboração compositor-intérprete: o processo de revisão da Sonatina nº 2 para duo de violões de Marcelo Rauta | |
Sabrina Souza Gomes, Renan Colombo Simões |
Abordagens de dedilhado de um pianista profissional no aprendizado da Sonata K. 271 de D. Scarlatti: perspectivas físicas, motoras, cognitivas e interpretativas | |
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior, Regina Antunes Teixeira dos Santos |
Nilson Lombardi: um olhar para suas obras corais. | |
Maicon Pereira Jacinto, Paulo Celso Moura |
A Eutonia e a performance musical: algumas contribuições | |
Vinicius de Mello Jordão, Amilcar Zani Netto |
O canto crossover: em busca de uma conceitualização | |
Daniela da Silva Moreira |
Identidades Sonoras em Homo Faber, para Fagote e Piano, de Liduino Pitombeira, sob a Ótica do Artista-Pesquisador | |
Ana Paula da Matta Machado Avvad, Aloysio Moraes Rego Fagerlande |
O reconhecimento dos conceitos de Intonazia e Imagem Musical como componentes da construção de performance da Sonata nº4 (Fantasia), de Cláudio Santoro | |
Mateus Santin Mendes, Alexandre Zamith Almeida |
A improvisação nas vozes negras diaspóricas de Clementina de Jesus e Tânia Maria | |
Ilessi Silva, Regina Machado |
Representações mentais do controle do arco na performance de contrabaixistas profissionais de São Paulo | |
Tasmim Alves Gregorim, Fernando Gonçalves de Almeida |
Aspecto rítmico no canto coral: dificuldades e possibilidades | |
Gerson de Souza, Jorge Augusto Mendes Geraldo |
A politextualidade como possibilidade polifônica para a performance vocal solo | |
Juliana Araújo Gomes, William Teixeira |
SA-6. Musicologia
Herança vocal do Bel Canto na Rádio Gazeta-SP (1950-1960): Agnes Ayres e Niza de Castro Tank | |
Juliana Marília Coli, Benedicto Bueno Gurgel Júnior |
Quando o acervo está fora do alcance do catálogo: a importância de contatos interpessoais na localização da revista Música Hoje | |
Renato Pereira Torres Borges |
Usando ações musicológicas para reconhecer as conexões da musicologia global de Daniel K. L. Chua | |
Renato Pereira Torres Borges |
Non sdegnate questa Comedia nostra: uma introdução às Comédias Madrigalescas | |
Raphael Reis Medeiros de Campos |
Transcrição para duo de violões da Valsa Op. 13 No. 2 para piano de Alberto Nepomuceno | |
Pedro Campos Nuñez Pascoali |
O Educador no Compositor: a atuação multidisciplinar de Gustav Holst | |
Luísa Campelo de Freitas, Adriana Lopes da Cunha Moreira |
Organização e inventário do arquivo da Orquestra da FURB: uma reflexão sobre educação patrimonial no âmbito escolar e comunitário | |
Roberto Fabiano Rossbach, Maria Cláudia de Faveri Luz |
“Dous toques de rebeca em hum theatro”: a música no periódico são-joanense Astro de Minas (1827-1829) | |
Rodrigo Pardini Corrêa |
Som e objetivismo | |
Rodrigo Valente Valente Pascale |
Algumas contribuições da perspectiva de gênero para a história da música | |
Juliane Larsen |
O haicai e a escrita de ouvido: ressonâncias de figurações da escuta no campo da paisagem e arte sonoras | |
Fernando Hiroki Kozu |
A música coral nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea | |
Miriã Valeriano, Maria José Chevitarese |
Modos musicais: atualiza-se o imbróglio | |
Marília do Espírito Santo Carvalho, Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas |
Música de salão e modernismo: o violão em São Paulo nos idos de 1920 | |
Flavia Camargo Toni, Flavia Prando |
Das Danças Características Africanas de Villa-Lobos à Suite Africana de Frederico de Freitas: um estudo transatlântico do retrato de uma África | |
Juliana Wady Lopes |
Projeto “Compositoras no acervo de partituras Hermelindo Castello-Branco”: pesquisa biográfica e catalogação das canções de câmara de Olga Pedrário | |
Gisele Pires Mota, Sarah Jadyna, Eliza Celis |
Transcrição em partitura dos toques dos sinos de São João del-Rei, MG: uma proposta metodológica | |
Edilson A Rocha, Rafael Mendes de Resende |
Compositores de Aracati: obras e patrimônio musical da cidade | |
Anderson do Nascimento Silva, Agostinho Jorge de Lima |
Citação ou assombração: A música de Schubert nas Recordações da Casa Amarela | |
José Miguel Pinto |
Teatros em Fortaleza do século XIX | |
Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves |
A recepção da música soviética nos periódicos brasileiros dos anos 1930 e 1940: realismo socialista e outros termos | |
Natália Leite Braga |
José Annunciação Pereira Leite (1823-1872): traços biográficos e vestígios de sua produção musical | |
Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel, Edite Maria Oliveira da Rocha |
O preço do som: comércio de rádios, pianos e gramofones em anúncios no Jornal do Brasil entre 1923 e 1933 | |
Alexei Alves de Queiroz |
Notícias das bandas do sul: breve análise de registros sobre uma centenária banda civil catarinense na Hemeroteca Digital | PDF () |
NIRA AZIBEIRO POMAR |
Tertuliano Silva (1896-1973): um compositor negro em meio às transformações sociais, políticas e culturais no início do século XX | |
Filipe Nolasco |
Richard Wagner e o teatro: processos criativos e dramaturgia | |
Marcus Mota |
SA-7. Teoria e Análise Musical
A modulação em anel: tecnomorfismo e composição de harmonias em duas distintas correntes musicais europeias. | |
Yuri Behr Kimizuka |
Entre recriações e proliferações: a transcrição segundo Luciano Berio como conceito analítico para Notations VII de Pierre Boulez | |
Felipe Mendes de Vasconcelos, Igor Leão Maia |
A articulação de formas clássicas em contexto dodecafônico: análise do 3º Quarteto de Cordas, I mov., de Arnold Schoenberg | |
Vinicius Siqueira Baldaia |
Coerência e variedade: aspectos objetivos da estruturação musical ocidental | |
Vinicius Siqueira Baldaia |
Ana Luiza e a dicção de Tom Jobim: relação entre letra e música | |
Thanise Barbosa Pinto Silva, Flávio Santos Pereira |
Um estudo sobre a percussão múltipla com instrumentos de origem brasileira: considerações analíticas sobre Cambucá, de César Traldi | |
Leonardo de Souza Pedro, Adriano Claro Monteiro |
Aplicação do modelo tripartite de semiologia musical por Jean-Jacques Nattiez | |
José Roberto de Oliveira Oleriano |
A combinatoriedade em Forte (1973), Kostka (2006) e Straus (2013) | |
Natananael de Souza Ourives |
SA-8. Demais Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica, entre outras não listad
Por um estudo da referência musical como símbolo peirceano | |
Thomaz da Silva Barreto |
Distonia focal do músico: instinto de sobrevivência em modus operandi na sociedade do desempenho | |
Denis Quadratti Sartorato |
Ponme la mano aquí, Macorina: performatividade de gênero e canto na obra de Chavela Vargas | |
Maria Elisa Xavier de Miranda Pompeu, Regina Machado, Ricardo Alexandre de Freitas Lima |
Considerations on music and diegesis in the short film A Casa na Esquina | |
Ailton Sinézio de Jesus, Cleyton Vieira Fernandes |
Artefatos sonoros: o mundo como instrumento | |
Marcus Ferrer |
Cartografando a tradição da canção popular: a rede associativa humano-maquínica | |
Ricardo Alexandre de Freitas Lima, Regina Machado |
Linha do tempo das plataformas digitais de música no Brasil | |
Bruno Westermann, Adilson Argolo |
Harmonia? Aforismos de Heráclito na leitura de Heidegger | |
Ivan Gonçalves Nabuco, Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas |
Pantonalidade como negação determinada | |
Thomaz da Silva Barreto |
Gisele brelet : tempo musical | |
Wellington Jose Gonçalves |
Um panorama do processo colaborativo em Xxx para fagote solo | |
Isaac Souza Santos, Alexandre Reche e Silva |
A presença do alívio cômico na Suíte Capriol de Peter Warlock: uma abordagem pela Teoria do Humor | |
WILLIAN GOMES PEDROZO |
Um estudo de caso sobre inclusão de pessoas com deficiência visual na EMUFRN | |
Maurício Eslabão da Fonseca |
Uma proposta de categorias de modelos de interação musical nas mídias sociais: Tiktok, engajamento musical e transmidialização do conhecimento musical | |
Igor Tolentino, Luiz Naveda |
ST-2 Cognição Musical: fundamentos, desdobramentos e conexões
Gestos: o que e como intérpretes representam a música? | |
João Gabriel Caldeira Pires Ferrari |
A cognição musical deve ser mais que musical | |
Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
Memória Associativa-Autorecursiva e affordance: uma perspectiva para o estudo da imaginação na criação musical. | |
Yuri Behr Kimizuka |
Cognição musical e a práxis criativa: contribuições do paradigma dinâmico da cognição para a composição de obras musicais interativas | |
Camila Fernanda Silva de Souza, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
Experiência de fluxo na prática musical de estudantes de pós-graduação em música: relatos de experiência | |
Marcos Vinícius Araújo, Ariel da Silva Alves, Douglas Silva LIma, Jessé Piñon Siqueira Monteiro, Matheus Correia das Chagas, Jeias Silvestre Silva de Araújo, Pedro Paulo da Silva Souza |
ST-4 Música e pensamento Afrodiaspórico
Experiências da prática de mbira em Moçambique: uma vivência do mestre Maneto Calmo Tefula | |
Micas Orlando Silambo |
Memórias e sentidos históricos da “perseguição ao samba” na Primeira República | |
Lurian José Reis da Silva Lima |
Sonoridades afrodiaspóricas no funk carioca: inventário cultural em produções relacionadas aos bailes funk do Rio de Janeiro | |
Renan Ribeiro Moutinho |
Ô abre alas para a escuta das histórias silenciadas | |
Lúcia Campos |
"Pânico na Zona Sul": Contribuições para o pensar decolonial na música a partir de Racionais MC’s | PDF PDF |
Stefani Silva Souza |
Educação musical e relações étnico-raciais: Na produção de conhecimento em música | |
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
Música nas Conferências Emancipadoras: ativismo artístico no Rio de Janeiro (RJ) e o violinista Guilherme Cantalice | |
Márcia Carnaval de Oliveira, Bartolomeu Wiese Filho, Celso Garcia de Araújo Ramalho |
Os espetáculos de Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus: música e crítica social | |
Juliana de Toledo Nabosne |
Comunidade acadêmica e recorte étnico-racial no campo da Música: reflexões iniciais sobre dados de pessoas autodeclaradas pretas na XXXXX | |
Vic de Souza, Andrielle Evelyn de Souza Teixeira, Ester Nunes Santos, Pamella Carneiro Silva, Yanaêh Vasconcelos Mota, Mário André Wanderley Oliveira |
ST-8 O trabalho no campo da música no Brasil
Pesquisas e estudos sobre o trabalho do músico no Brasil: notas sobre um campo em formação | |
Luciana Requião |
Orquestras sinfônicas e a democratização da música clássica: regulação estatal, política cultural e ideologia | |
Priscila Alencastre Lopes Santos Souza |
Notas sobre a gênese do campo musical e seu impacto sobre os fazeres laborais de musicistas | |
Rodrigo Heringer Costa |
Pensando a práxis etnográfica do Trabalho em Práticas Musicais: pesquisas individuais em andamento no LaboraMUS | |
Álvaro Simões Corrêa Neder, Elizabeth Mendonça Dau, Gabriel Ribeiro Veras, Karin Peres Verthein, Leandro Montovani da Rosa, Tássio da Rosa Ramos |
Precariedade e trabalho artístico: Dialéticas da reestruturação de uma orquestra sinfônica brasileira | |
Júlia Donley |
Musicistas e sua classe: uma aproximação marxista | |
Victor Neves de Souza |
Recalcitrante melodia: o cânone do trabalho obnubilado | |
Breno Ampáro |
Contrabaixo popular: um segundo instrumento | |
Pedro Aune |
Conferindo habilidades para o fazer musical católico | |
Artur costa lopes |
O Centro Musical do Rio de Janeiro (CMRJ) e a construção da consciência de classe dos músicos | |
Anne Meyer |