ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Música e pedagogia: movimentos formativos de professoras do ensino superior
Cláudia Ribeiro Bellochio

Última alteração: 2022-11-28

Resumo


A comunicação é parte da pesquisa “Música – Pedagogia – formação humana: encontros em modos de ser do professor no ensino superior” e tem o objetivo geral de investigar possíveis encontros, atravessamentos, potências entre Música, Pedagogia e formação humana que movimentam modos de ser professor de música-educação musical no ensino superior e, em consequência, a formação acadêmico-profissional de pedagogas. A construção teórico-metodológica foi guiada por entrevistas narrativas, realizadas com dez professoras atuantes no ensino superior, com a formação em música-educação musical em cursos de Pedagogia. Neste momento, destacam-se narrativas analisadas na pesquisa que problematizam a complexidade do Curso. Os achados de pesquisa também destacam a análise de focos temáticos referentes aos movimentos do professor formador: ofício, matéria, movimentos e expectativas na formação com música na Pedagogia. A pesquisa contribui para a educação musical ao compreender os movimentos formativos em música que tem potencializado a formação de professoras na Pedagogia. Ter ouvido a narrativa de dez professoras atuantes com música-educação musical na Pedagogia convocou ouvir, pensar e problematizar as complexas e múltiplas relações que professoras do ensino superior estabelecem com os movimentos formativos que sustentam suas práticas docentes.


Palavras-chave


Música; Pedagogia; Formação Humana; Professor formador

Texto completo: PDF