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A ludicidade no curso de iniciação artística da EMUFRN: reflexões sobre a prática dos professores de música em formação
Ana Angélica Macêdo da Silva Araujo

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


Este artigo discorre sobre a ludicidade dentro da prática dos professores de música que atuam na turma do terceiro ano do Curso de Iniciação Artística/EMUFRN, no que tange o uso de métodos lúdicos na atuação prática do professor de música durante as aulas da turma do terceiro ano, no ano de 2022.1. Esta comunicação visa relatar através de metodologia específica as ações dos professores em formação, trazendo experiências práticas para uma melhor atuação em sala de aula, considerando os diversos desafios que constituem o processo de ensino e aprendizagem, na busca por estratégias mais efetivas ao ensino e aprendizagem da música nesse contexto. O estudo da prática pedagógica tem por objetivo conhecer a realidade e traçar estratégias para uma melhor atuação, trazendo contribuições para outros professores em formação. Como referencial teórico, recorremos a autores que tratam sobre a ludicidade: Brito (2009), Drummond (2009), Howard (1984), Loureiro e Tatit (2013). Os resultados alcançados não encerram o estudo, mas trazem a valorização do ensino e aprendizagem da música como elemento essencial na formação do professor, do cidadão e para constituição da sociedade. O professor que desenvolve reflexões gerais sobre sua praxis, estabelece um perfil do profissional prático-reflexivo entre o conhecimento e os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave


Ludicidade; Professores em formação; CIART.

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