ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Os sentidos revelados em Canção do Sal na performance vocal de Elis Regina e Milton Nascimento
Roberta Carvalho Pereira Campos, Regina Machado

Última alteração: 2022-10-06

Resumo


O presente trabalho tem como objeto a "Canção do Sal”, composição de Milton Nascimento, gravada em quatro fonogramas específicos, sendo o primeiro lançado por Elis Regina, no álbum Elis (1966), o segundo e o terceiro, respectivamente registrados nos álbuns Travessia (1967) e Courage (1968), de Milton Nascimento e o quarto apresentado por Elis Regina no Programa Ensaio de 1973. Nesta pesquisa, pretende-se analisar o comportamento vocal de ambos os intérpretes nessas diferentes versões. Busca-se ainda compreender os significados produzidos pelas escolhas vocais dos artistas, bem como os sentidos inscritos na relação melodia/letra. Para tanto, faremos uso da Semiótica da Canção, prática descritiva sistematizada por Tatit (2002), e da abordagem sobre as Qualidades Emotivas da Voz propostas por Machado (2012). Além disso, pretende-se investigar os contextos em que a canção foi interpretada, no intuito de perceber como estes afetaram ou não a canção e as interpretações.


Palavras-chave


Canção popular; Comportamento vocal; Semiótica do canto; Semiótica da canção.

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