ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Trombones na quarentena: um estudo sobre as diversas abordagens pedagógicas utilizadas ao longo dos dois anos de curso
Wilhian Robson Werle

Última alteração: 2022-09-19

Resumo


O presente trabalho refere-se à pesquisa de mestrado em andamento, e tem como objetivo analisar os estudos diários (rotinas) ministradas por diferentes professores durante o curso de extensão Trombones na Quarentena, a fim de entender suas abordagens e influências. Para tal, se fez necessário compreender, através de pesquisa bibliográfica e entrevistas, sobre as diferentes abordagens pedagógicas utilizadas no ensino dos instrumentos de metais, além das escolas de trombone que influenciaram o ensino do instrumento no país. Após a análise de 28 rotinas, é possível identificar, a influência de algumas das escolas pesquisadas assim como a prevalência da abordagem mista entre as outras usadas pelos professores. Outro aspecto relevante apontado na pesquisa é que  apesar da variedade de abordagens dentro dos exercícios e fundamentos,  todos os professores apresentam um alto nível de desempenho técnico-artístico e pedagógico.


Palavras-chave


Trombone; Rotinas; Pedagogia; Abordagens; Quarentena

Texto completo: PDF