ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Ferramentas de webconferência para a educação a distância de harmônica
Luciano José Trindade Falcão, Cristiane Maria Galdino de Almeida

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar os usos dos recursos de webconferência na educação a distância para o aprendizado da harmônica e pretende também enriquecer a discussão sobre as possibilidades deste instrumento no campo da educação musical. Seus objetivos específicos foram identificar os sistemas telemáticos utilizados, identificar os recursos e as ferramentas disponíveis para o estudo do instrumento, identificar se há o suporte dado ao aluno, reconhecer a metodologia adotada pelos professores, apontar as dificuldades e facilidades encontradas pelo aluno e pelo professor, apontar o nível de autonomia do aluno quanto ao seu aprendizado e identificar a qualidade da interação entre professor e aluno mediada pelas ferramentas de webconferência. Foi feito um estudo de entrevista com dois professores de harmônica que davam aulas a distância usando ferramentas de webconferência como Windows Live Messenger, Skype, entre outros. Na análise de dados, foram identificadas as categorias recursos tecnológicos utilizados, que foi dividida nas subcategorias perfil do aluno e formação dos professores entrevistados. Os resultados apontaram que as vantagens que esta modalidade de ensino oferece para o aprendizado da harmônica são significativas e devem ser levadas em consideração, mostrando que ela é mais uma possibilidade de educação para esse instrumento.

 


Palavras-chave


Educação a distância, Harmônica, Aprendizado de instrumento, Formação do professor.

Texto completo: PDF