ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Octávio Dutra e o grupo Terror dos Facões: transcrição, edição, análise e performance historicamente orientada como prática de pesquisa em música popular
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO, Raul Costa d´Avila, Lucas Borba da Silveira, Gustavo Fleury Fina Mustafé, Daniel Ortiz de Ortiz

Última alteração: 2022-10-08

Resumo


O processo de transcrição, edição e performance das composições que compõem o acervo do porto-alegrense Octávio Dutra (1884-1937), aqui discutido, busca apresentar os resultados iniciais do trabalho de pesquisa que contempla a editoração de partituras e a produção de materiais audiovisuais para a divulgação acadêmica sobre este acervo. As obras selecionadas e transcritas nesta comunicação têm origens diversas, sendo compostas em períodos distintos da trajetória do compositor. As fontes utilizadas para as transcrições foram as partituras originais pertencentes ao acervo do Octávio Dutra cujo repositório digital foi disponibilizado pelo projeto do ¨Acervo do Choro de Pelotas¨ e os respectivos fonogramas gravados pelos compositor e disponibilizados pela base de dados ¨Discografia Brasileira¨ do Instituto Moreira Salles. Como complemento às transcrições, foram concebidos arranjos mesclando a prática contemporânea dos grupos de choro, utilizando-se de acompanhamentos com estruturas rítmicas da mesma época que caracterizassem os estilos. O processo de pesquisa, transcrição, adaptação e performance das obras ¨Teimoso¨, ¨Sempre Teu¨, ¨Beatriz¨ e ¨Só Para Mim¨, a partir de suas fontes primárias, evidenciam a importância deste repertório para a compreensão do choro como uma linguagem ampla, diversa e presente já no início do Séc. XX no sul do Brasil. Assim, este processo também busca compreender como estas trocas culturais proporcionadas pelos fluxos de gravações, trânsitos e intercâmbios de repertórios entre os músicos de choro, auxiliaram nesta produção musical, e como esta produção se faz presente em outros acervos e práticas musicais de compositores de todo o país fundamentais para a consolidação choro como gênero musical.

Palavras-chave


Octávio Dutra, Choro, Performance, Transcrição, Pixinguinha.

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