ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Citação ou assombração: A música de Schubert nas Recordações da Casa Amarela
José Miguel Pinto

Última alteração: 2022-09-10

Resumo


Os filmes do realizador português João César Monteiro são construídos a partir de um vasto conjunto de referências musicais, cinematográficas e literárias que enriquecem e complexificam a sua dinâmica narrativa. O filme As Recordações da casa amarela (1989) não é exceção e parte da sua trilha sonora é constituída a partir da obra musical de Franz Schubert. Assim, o espectador estabelece um primeiro contacto com o compositor através da citação de peças musicais da sua autoria. No entanto, ao longo do filme notam-se um conjunto de outras relações entre elementos musicais, visuais e narrativos que evidenciam esta presença. Ainda assim, a figura do compositor nunca é materializada de forma direta, permanecendo apenas como “sombra” da própria narrativa, “assombrando” os personagens que esta contém, nomeadamente o protagonista João de Deus. Com isto, torna-se pertinente utilizar o conceito de fantasma que, através de um conjunto de características, nos vai permitir responder de forma mais eficaz à seguinte questão: como é que a figura de Franz Schubert é evocada no filme Recordações da casa amarela e qual o seu impacto na construção da diegese? Para responder a esta questão, discorremos brevemente sobre o conceito de fantasma e sobre a forma como se relaciona com o filme e analisamos as várias presenças ou menções ao compositor.

Palavras-chave


Recordações da casa amarela; Franz Schubert; João de Deus, fantasmas.

Texto completo: PDF