ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
O haicai e a escrita de ouvido: ressonâncias de figurações da escuta no campo da paisagem e arte sonoras
Fernando Hiroki Kozu

Última alteração: 2022-09-07

Resumo


Resumo. O presente trabalho aborda o estudo do haicai como forma de relacionar a experiência da leitura com as possibilidades de estabelecer vínculos com os processos de criação sonora, tendo como um eixo em comum a escuta e seu campo auditivo/aural/imagético. Nosso objetivo é destacar algumas peculiaridades da experiência da escuta inerentes a alguns territórios existenciais híbridos – que borram as fronteiras entre arte e cotidiano – no campo da paisagem sonora, da música experimental e da arte sonora do pós-guerra como ressonâncias de alguns aspectos da cultura do som do Japão pré-moderno a partir da perspectiva de integração do haicai com os estudos mais recentes que exploram a conjunção entre o som, a escuta, a escrita e a leitura de textos literários.

 


Palavras-chave


Haicai, Escrita de ouvido, Figurações da escuta, Paisagem Sonora, Arte sonora

Texto completo: PDF