ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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O coro infantojuvenil no contexto escolar: um estudo com Biogramas de duas Regentes
Elisama Justo

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


Este texto é recorte de uma pesquisa em andamento em um Programa de Pós-Graduação em Música. O objetivo consiste em compreender as trajetórias de vida profissional de duas regentes de coros infantojuvenis no contexto escolar nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro e que possuem grande representatividade no cenário nacional e internacional. Os conceitos que operam a pesquisa são embasados em conceitos de trajetórias de vida. Justifica-se esse estudo para problematizar, no cenário das escolas de educação básica da cidade, as representatividades locais. O referencial teórico-metodológico é da pesquisa (auto)biográfica, cuja fonte documental incide sobre os biogramas. O critério de escolha das duas regentes se deu a partir de um seminário ofertado em um curso de licenciatura em música em que, das oito regentes convidadas, duas se destacavam por ser de coro infanto-juvenil de escolas de educação básica. Investiga-se então, com questões e objetivos a maneira como os coros escolares têm se mantido como projetos de práticas musicais em escolas de educação básica ao longo dos anos de forma ininterrupta. Para este trabalho, delimitei como objetivo apresentar o referencial teórico-metodológico, mais especificamente o biograma como fonte da abordagem metodológica que a pesquisa (auto)biográfica tem utilizado ao tratar de trajetórias de vida de professores.


Palavras-chave


Coral infantojuvenil escolar, Regente de Coros, Trajetórias de Vidas, Biogramas.

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