ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Desenvolvimento profissional do professor de música na educação básica: percursos e contribuições das publicações brasileiras
Lucila Andrade

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


Este trabalho é uma revisão de literatura sobre desenvolvimento profissional e formação continuada do professor de música que integra parte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Foram feitas buscas em quatro diferentes bases de dados e selecionados 35 trabalhos, entre artigos, comunicações de congressos, dissertações e teses que tratam do tema com foco na Educação Básica. O objetivo da revisão foi compreender como os autores concebem a formação na perspectiva do desenvolvimento profissional e/ou da formação continuada. A revisão apontou diferentes concepções de formação de acordo com o termo utilizado. Trabalhos que tratam do desenvolvimento profissional apresentam foco na experiência ao longo da vida; destacam a individualidade da/na formação de cada professor de música e dão grande importância à experiência reflexiva derivada da prática, tendo a escola como lócus do processo. Os trabalhos sobre formação continuada têm foco em experiências pontuais, complementares à formação anterior com a finalidade de auxiliar o professor nas necessidades do cotidiano. Diante do que propõem os autores, é possível conceber quatro eixos que norteiam o desenvolvimento profissional do professor: experiência interpessoal, conhecimentos, reflexão sobre as práticas e diversidade. Estes eixos podem ser utilizados para mapear as pesquisas sobre formação na perspectiva do desenvolvimento profissional, mas também se constituem em temáticas que podem ser exploradas por outras pesquisas.


Palavras-chave


Desenvolvimento profissional, Professor de música, Formação continuada, Educação básica.

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