ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Construção da sonoridade vocal para a cena cantada: estratégias de preparadores vocais que atuam no Teatro Musical brasileiro
Danilo Nogueira de Morais, Mário André Wanderley Oliveira

Última alteração: 2022-10-17

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma dissertação de mestrado sobre a preparação vocal para o Teatro Musical. O seu objetivo foi apresentar diferentes estratégias de preparação vocal desenvolvidas por profissionais experientes na área e atuantes no mercado nacional. Os dados apresentados foram reunidos através de entrevistas semi-estruturadas, tendo sido transcritos e embasados em publicações como as de Miller (1986) e Costa e Silva (1998). Os entrevistados expõem suas estratégias para desenvolver uma sonoridade no canto que se aproxime ao som da voz falada, além de criar um som homogêneo ao longo de toda a tessitura do cantor. Durante a preparação da cena cantada aponta-se a necessidade de um estudo aprofundado dos elementos textuais e musicais, bem como um processo de estudo cênico, aproveitando a interpretação do ator.

Palavras-chave


Preparação-vocal, Teatro-Musical, Sonoridade-vocal, Técnica-vocal, Canto-popular

Texto completo: PDF