ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Experiências da prática de mbira em Moçambique: uma vivência do mestre Maneto Calmo Tefula
Micas Orlando Silambo

Última alteração: 2022-11-28

Resumo


Para a construção da integridade cultural moçambicana, a educação contemporânea de Moçambique é chamada, imperativamente, a desenvolver uma investigação que represente a base intelectual das pessoas proprietárias e criadoras do saber das artes (musicais) desse país. Este artigo descreve, analiticamente, as experiências do mestre moçambicano Maneto Calmo Tefula com vista elencar as práticas que costuram a música de mbira na contemporaneidade. A pesquisa é orientada nas premissas teóricas da história oral concebida como uma entrevista e observação detalhada de um mestre de mbira que é, geralmente, excluído ou marginalizado nos relatos históricos convencionais, mas que a cada dia luta pela visão do que é e quer ser. A análise da história oral do mestre Maneto Calmo Tefula permitiu o entendimento do seu passado cujas experiências, contemporaneamente, atiçam a revigoração e emponderamento sociocultural da música de mbira e outras artes musicais africanas. Ele tem um forte protagonismo na construção da mbira, assim como na transmissão e performance da sua música, visibilizando estratégia, modos e técnicas da prática musical africana.

 


Palavras-chave


Música Moçambicana, Mestre Maneto Calmo Tefula, Mbira, Experiências.

Texto completo: PDF