ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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O violoncelo no contexto sociocultural na escola periférica sob perspectiva autoetnogáfica
Peppi Matheus de Araujo

Última alteração: 2022-12-07

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar o violoncelo no contexto sociocultural através de impressões de alunos do oitavo e nono ano de uma escola municipal de ensino fundamental, na periferia de São Paulo, após um curto recital cujo repertório passou pelo período barroco, romantismo e funk brasileiro na intenção de analisar se o contexto sociocultural influencia no gosto pessoal dos estudantes. O modelo metodológico da autoetnografia é referenciado neste trabalho por Adams et al (2015) e há uma breve pesquisa bibliográfica de cunho histórico do funk e do violoncelo. A coleta de dados foi por meio de formulário online do Google. A maioria dos alunos nunca tinham ouvido o violoncelo ao vivo e o funk brasileiro foi o gênero musical que mais chamou a atenção da maioria dos estudantes.

Palavras-chave


Funk brasileiro, Cellofunk, Violoncelo, Autoetnografia.

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