ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Características de cursos de Licenciatura em Música na região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará
Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira, Paula Gabriela Martins, Larissa Rayane de Morais Dias, Daniel Augusto de Lima Mariano, Renan Colombo Simões

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


Este trabalho tem por objetivo elencar e comparar alguns aspectos dos cursos de Licenciatura em Música da região Nordeste, especificamente de cursos presenciais das instituições públicas dos seguintes estados: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, fundamentada por Minayo (2004), Kauark et al (2010), Gil (2002) e Lakatos & Marconi (2017). Os campos de conhecimento mais presentes e com maior carga horária nos projetos foram os relacionados à teoria musical, às práticas pedagógicas e às práticas instrumentais. Outros campos identificados, porém com menor carga horária e em menos projetos, foram os de pesquisa, de integração, formação humanística, tecnologia, estudos socioculturais em Música e estudos composicionais. Estes resultados apontam para onde cada curso de Licenciatura em Música direciona seu currículo, e é possível averiguar diferenças significativas entre os cursos analisados.

Palavras-chave


Licenciatura em Música; Formação de professores; Currículo; Educação Musical; Campos de conhecimento

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