ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Reflexões e estratégias para pensar práticas criativas no ensino de música com atividades em grupo e a música popular
Mayara de Brito Ferreira, Mayra de Brito Ferreira

Última alteração: 2022-10-17

Resumo


Este trabalho tem o objetivo de trazer reflexões sobre criatividade na música e, a partir daí, expor propostas/estratégias de ensino de práticas criativas na música em grupo e com a música popular. O debate do trabalho é construído a partir de autores que refletem sobre criatividade na música e alguns estereótipos do tema no campo musical (BURNARD, 2015; SCHROEDER, 2004), o ensino de práticas criativas na música (PELIZZON e BEINEKE, 2019; BEINEKE, 2015; GREEN, 2012); e ao final relacionamos as reflexões conceituais com as experiências na criação dos arranjos musicais do EP do grupo Bravia. Concluímos que propostas e estratégias com práticas criativas em música são diversas, mas acreditamos que o trabalho em grupo e com a música popular podem ser de relevante significância para se trabalhar a criatividade no ensino de música.


Palavras-chave


Criatividade na música, Ensino musical, Práticas criativas, Aprendizagem musical em grupo, Música popular.

Texto completo: PDF