ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Notas sobre a gênese do campo musical e seu impacto sobre os fazeres laborais de musicistas
Rodrigo Heringer Costa

Última alteração: 2022-09-15

Resumo


A origem do campo musical em suas configurações modernas no Ocidente remete ao período de transição da sociedade eclesiástica ao capitalismo. Neste trabalho, me proponho a descrever uma síntese do referido processo de objetivação do campo musical moderno, bem como alguns de seus desdobramentos sobre as características da organização laboral de musicistas. A condução do trabalho baseou-se em revisão bibliográfica e, em menor grau, em pesquisa de campo na cidade de Salvador e anotações informais e diários de campo produzidos no decorrer de minha trajetória musical. Conclui-se que a condição de subordinação do campo musical ao campo econômico no interior do campo do poder, leva comumente à submissão da produção musical aos ditames do mercado dos capitais (econômicos, em sentido estrito) na modernidade. Isso, porém, não impede a difusão da crença em uma produção musical desinteressada no campo musical e no espaço social de modo mais amplo.

Palavras-chave


Campo musical; Gênese; Modernidade; Trabalho musical.

Texto completo: PDF