ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Uma proposta de categorias de modelos de interação musical nas mídias sociais: Tiktok, engajamento musical e transmidialização do conhecimento musical
Igor Tolentino, Luiz Naveda

Última alteração: 2022-09-13

Resumo


Como abordar a interação musical nas mídias sociais? Como as pessoas se engajam nos novos contextos musicais das redes sociais através da diversidade de imagens, movimentos corporais e conteúdos? As transformações tecnológicas e sociais produziram mudanças culturais que foram refletidas nas mídias sociais através novos tipos de interação musical. Estas interações alteram a relação entre o fazer/pensar música orientadas por categorias ainda pouco discutidas na literatura. Neste trabalho discutimos a transformação que modelos de interação impõem sobre interações sociais, incluindo as trocas simbólicas no campo da fruição da música refletida nas mídias sociais de vídeos curtos, mais especificamente na mídia social TikTok. O objetivo deste estudo é compreender como as mídias sociais alteram práticas e modos de interações musicais através de uma proposta de categorização de modelos de interação. Realizamos uma coleta de um repositório de 1000 vídeos e criamos uma base de dados com uma amostragem aleatória de 100 vídeos. Desenvolvemos conjuntos de categorias que descrevem diversos tipos de interação musical baseadas nos elementos de som, movimento corporal e imagem. Os resultados indicam a prevalência da interação musical com movimento corporal e interações relevantes na produção de novos conteúdos transmidiáticos orientados pela produção musical.


Palavras-chave


Interação musical, Vídeos curtos, Mídias sociais

Texto completo: PDF