ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Lambadas e Cambará: a lambada de Mestre Vieira nos anos de 1990
SAULO CHRIST CARAVEO, Sonia Maria Chada

Última alteração: 2022-11-28

Resumo


Neste artigo, recorte da pesquisa de doutoramento, realizamos análises sobre o décimo primeiro álbum gravado por Mestre Vieira, lançado no ano de 1990 – Vieira e Seu Conjunto – Lambadas e Cambará –, objetivando detalhamentos acerca das composições do LP, contextualizando os aspectos musicais e refletindo a respeito do percurso da lambada diante do mercado fonográfico no Brasil. As perguntas que guiaram esta pesquisa foram: Como realizar análises musicais sobre as composições do álbum Vieira e Seu Conjunto, lançado no ano de 1984? Que informações podemos obter a partir dos dados obtidos nestas análises? A pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2019 e 2022, segue os moldes metodológicos propostos pela etnomusicologia e, para as análises musicais, contamos com alguns colaboradores, dentre eles, dois filhos de Mestre Vieira, que apontaram detalhes referentes aos gêneros musicais presentes nas composições. Mestre Vieira é conhecido como um dos responsáveis pela criação da lambada e, neste álbum, segue fiel aos seus processos criativos e aos padrões estéticos que o fizeram conhecido nacional e internacionalmente. As doze composições gravadas no formato de vinil continuam revelando o talento individual de Vieira sobre os aspectos solísticos da música instrumental bem como a interferência do mercado fonográfico sobre suas obras. Seis das composições do álbum são instrumentais e anunciam o advento da guitarrada no Pará.

Palavras-chave


Lambada, Cambará, Guitarrada, Mestre Vieira, Análises musicais.

Texto completo: PDF