ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Práticas pedagógicas relacionadas à preparação da performance violonística
Igor Colombo Simões, Victor Neves de Souza

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


O presente artigo apresenta e debate os dados coletados durante a pesquisa de iniciação científica que apresenta o tema homônimo ao título deste trabalho, e que atualmente se encontra em estágio final de desenvolvimento. Esta pesquisa buscou documentar e refletir, por meio de encontros virtuais com voluntários e da análise destes, sobre como algumas etapas específicas da preparação da performance (planejamento de estudos, técnicas de memorização e ansiedade no palco) podem variar quanto a importância a depender do nível de experiência violonística do músico. A partir das dificuldades destes voluntários, foram feitos alguns direcionamentos utilizando o material bibliográfico estudado. Quanto às bases teórico-metodológicas, trata-se de uma pesquisa qualitativa que envolve também a metodologia de pesquisa quase-experimental, por envolver o processo de comparação de antes e depois do contato dos voluntários com o trabalho (GIL, 2006, p. 68-69), e utiliza os autores Iznaola (2001), para abordar o tema de planejamento de estudos, Chaffin (2008) e Barros (2008) para o estudo de tocar de memória e Iravedra (2019) para ansiedade no palco. Os resultados do material coletado nos encontros com os voluntários foram apresentados parcialmente num formato de perguntas e respostas seguidos por algumas observações e orientações baseadas nas dificuldades destes. A pesquisa trouxe um retorno positivo por parte dos participantes, que demonstraram mudanças significativas em relação aos temas abordados.

Palavras-chave


Preparação da performance; Performance ao vivo; Violão; Pedagogia do violão.

Texto completo: PDF