ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
O reconhecimento dos conceitos de Intonazia e Imagem Musical como componentes da construção de performance da Sonata nº4 (Fantasia), de Cláudio Santoro
Mateus Santin Mendes, Alexandre Zamith Almeida

Última alteração: 2022-09-19

Resumo


Esta comunicação traz resultados parciais de projeto de Iniciação Científica voltado à Sonata nº4 (Fantasia), de Cláudio Santoro, para piano, obra que conjuga musicalidades de diferentes contextos. Por meio de revisão bibliográfica, reconhecemos os conceitos de Intonazia e Imagem Musical, e ponderamos sobre a potencial importância de sua consideração para o desenvolvimento de concepções interpretativas da obra em questão. Realizou-se também o reconhecimento dos elementos que caracterizam cada  musicalidade por meio da análise da partitura e de pesquisa de material audiovisual. Por fim, pudemos expor momentos da obra em que tais conceitos, se bem articulados com as propostas práticas, podem trazer benefícios ao intérprete no âmbito performativo.



Palavras-chave


Cláudio Santoro;Sonata n.4;Imagem Musical;Intonazia;Performance Pianística

Texto completo: PDF