ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Música das crianças: Donald Pond e suas notas de observação na Pillsbury Foundation School (1937-1948)
Tamya Moreira

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo comunicar resultados parciais da pesquisa de pós-doutorado intitulada Inovação em Educação Musical: ideias e objetos em circulação na primeira metade do século XX, em desenvolvimento desde agosto de 2021. O recorte apresentado aqui trata do trabalho de Donald Pond, educador, compositor e pesquisador ainda pouco conhecido no Brasil e pouco abordado na bibliografia da área, sobretudo em língua portuguesa. Trataremos, de maneira sucinta, de aspectos de sua trajetória, especialmente sua atuação como diretor musical da Pillsbury Foundation School, escola experimental de música para crianças em Santa Barbara, Califórnia. O exame de tal experiência pedagógica se dá através de notas de observação escritas por Pond entre 1937 e 1944, e nos permite afirmar seu pioneirismo, principalmente no que diz respeito à abertura para a música feita pelas criança

Palavras-chave


Educação musical; Música na infância; Donald Pond

Texto completo: PDF