ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Panorama analítico dos conceitos e procedimentos na técnica de mudança de posição no violino: exemplificação no repertório brasileiro para violino solo
Pedro Juliano Dellarole, Eliane Tokeshi

Última alteração: 2022-09-18

Resumo


Este trabalho visa a averiguação de metodologias empregadas por pedagogos do violino para o ensino da técnica de mudança de posição, assim como a pertinência deste aspecto técnico na estrutura de competências que compõem a formação do intérprete. Foram analisadas as metodologias de Carl Flesch (1873-1944), Ivan Galamian (1903-1981), Yuri Yankelevich (1909-1973), Simon Fischer, Paulo Bosisio (1950), Robert Gerle (1924- 2005) e Kató Havas (1920-2018), procurando se compreender os mecanismos e a abordagem dos conteúdos técnicos. A análise apontou para particularidades e divergências, porém esclareceu que, apesar das diversas abordagens pedagógicas e concepções técnico-violinísticas, há uma série de princípios gerais comuns que podem ser usados ​​em estudo e performance. Esta pesquisa propõe oferecer um panorama para a assimilação e estudo de mudança de posição, aplicando-o em passagens do repertório para violino solo brasileiro.



Palavras-chave


Técnica do violino, Mudança de posição, Repertório brasileiro para violino solo, Pedagogos do violino.

Texto completo: PDF