ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Um compor multifacetado em Angola de Paulo Rios Filho
Pedro Yugo Sano Mani

Última alteração: 2022-11-28

Resumo


Este artigo se dedica a analisar e refletir ferramentas composicionais presentes na peça Angola (2015), para flauta, clarinete, saxofone soprano e fagote, composta por Paulo Rios Filho. Após contextualização do universo poético da obra, são abordados os seguintes temas: o uso de diferentes suportes de criação (FICAGNA, 2014; ISHISAKI, 2020); a presença da voz enquanto ferramenta composicional e interpretativa (RIOS, 2015); janelas formais e perceptivas (GIACCO, 2001); diferentes formas de notação (ZAMPRONHA, 2000); multidimensionalidade da escuta (ZUBEN, 2009). Com isto, busca-se aprofundar a compreensão do processo criativo desta peça, também gerando reflexões que possam ampliar o ferramental técnico e poético de outros/as compositores/as.



Palavras-chave


Análise musical; Composição musical; Processos criativos; Percepção

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