ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
O Ensino de Piano e o Autismo: o que as pesquisas dizem?
Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi

Última alteração: 2022-10-16

Resumo


. A prática docente do piano para pessoas muito diferentes é uma realidade atual, sendo necessário que os professores se capacitem para lidar com a diversidade de situações de ensino/aprendizagem na contemporaneidade. Este trabalho teve como objetivos estabelecer as relações entre o Ensino do Piano e o Transtorno do Espectro do Autismo, e relatar experiências docentes e estratégias pedagógicas direcionadas especificamente para este público. Para tal foi realizado uma busca da produção acadêmico-científica sobre o assunto nas seguintes bases de dados: Periódicos da CAPES, ResearchGate e Scopus. A partir da leitura das pesquisas encontradas ficou evidenciado que o piano, dada a sistematização visual e sonora das teclas, pode ser atraente para o autista, podendo servir como potencial canal de comunicação com esses indivíduos. Benefícios fisiológicos e cognitivos da prática instrumental também foram apontados. No que se refere às abordagens e estratégias pedagógicas, a literatura aponta que não existe uma “receita pronta”. No entanto, existem algumas estratégias de ensino que são aplicáveis ao trabalho com uma parcela significativa desta população. Espera-se que este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento,  venha fortalecer as ações dos professores de piano e educadores musicais, bem como contribuir com a formação inicial e continuada desses profissionais.


Palavras-chave


Transtorno do Espectro do Autismo, Pedagogia do Piano, Educação Musical.

Texto completo: PDF