ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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Traços de colonialidade na formação violinística inicial em instituições formais de ensino de música na cidade de João Pessoa/PB: considerações acerca de uma análise documental em andamento
Letícia Oliveira Augusto de Carvalho

Última alteração: 2022-10-17

Resumo


Este trabalho representa parte da pesquisa, em andamento, que está sendo desenvolvida em curso de Mestrado (Educação Musical) e trata de uma situação educativo musical real, particular e contemporânea, qual seja, a formação violinística em João Pessoa/PB, considerando trajetórias formativas de aprendizagem musical possibilitadas por instituições formais de ensino de música da referida cidade, cada uma com seus aspectos contextuais e especificidades. Neste recorte, apresentaremos, através de pesquisa documental, uma análise de ementas, estruturas curriculares e projetos educativos/planos político pedagógicos que subsidiam e orientam o ensino de violino na cidade, buscando compreender como tem se caracterizado a formação violinística inicial em diferentes instituições formais de ensino de música em João Pessoa/PB; quais lacunas têm constituído esse contexto; e de que maneira dimensões coloniais estão presentes nessa práxis educacional. Para isso, utilizaremos pressupostos teóricos como o conceito de colonialidade apresentado por Grosfoguel (2007; 2010), Mignolo (2017) e, em Educação Musical no Brasil, por Queiroz (2017; 2020).

Palavras-chave


Colonialidade, Violino, Formação violinística, Ensino de música; Ensino formal

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