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Sonoridades afrodiaspóricas no funk carioca: inventário cultural em produções relacionadas aos bailes funk do Rio de Janeiro
Renan Ribeiro Moutinho

Última alteração: 2022-11-28

Resumo


Estudo sobre o funk carioca com ênfase em um conjunto de sonoridades de membranofones referenciadas por produtores musicais e que foram utilizadas como estruturas de acompanhamento (beats) em produções musicais associadas aos bailes funk. O objetivo deste estudo é: 1) relatar a prática de produção e composição musical afrodiaspórica orientada para a seleção, manipulação e inclusão de samples obtidos de discos de vinil em diferentes gêneros musicais também afrodiaspóricos; 2) listar um conjunto de samples citados pelos sujeitos entrevistados como pertencentes ao inventário cultural dos bailes funk entre a segunda metade da década de 1980 e início da década de 1990; 3) verificar se estes samples foram encontrados em produções musicais relacionadas a estes bailes ao longo da década de 1990. Com base no conceito de inventário cultural oriundo da Teoria de Assimilação de Kazadi wa Mukuna, realizou-se: a) entrevistas semiestruturadas; b) levantamento bibliográfico e fonográfico e c); análises musicais com transcrições em partituras. Os resultados e conclusões deste trabalho de pesquisa apontam para a presença da sonoridade de membranofones no inventário cultural dos bailes funk entre a segunda metade da década de 1980 e início da década de 1990 e para a utilização de alguns dos samples referenciados pelos sujeitos entrevistados em produções musicais relacionadas ao funk carioca.


Palavras-chave


Funk carioca; Música afrodiaspórica; Música da diáspora africana; Inventário cultural.

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