ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A pandemia de Covid-19 e o ensino de música na escola básica: revisão de literatura de uma pesquisa em andamento
João Flávio Oliveira Neto, Klesia Garcia Andrade

Última alteração: 2022-10-17

Resumo


Apresentamos neste artigo a revisão de literatura vinculada a pesquisa de mestrado em andamento, realizada no Programa de Pós-Graduação em Música da UFPE. O estudo tem como objetivo geral compreender os conteúdos, as concepções, os recursos e as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música, na escola básica, durante a pandemia de Covid-19. A metodologia, de abordagem qualitativa, orienta-se pelos pressupostos da pesquisa documental e das entrevistas narrativas. A  fundamentação teórica articula perspectivas sobre a cultura participativa digital e a atuação docente contextualizada, com vistas a uma prática significativa. A revisão abrangeu as publicações da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música e da Associação Brasileira de Educação Musical, entre os anos de 2017 e 2021. Um conjunto de 20 artigos foram identificados e analisados por meio de três categorias: 1) Educação musical online; 2) Tecnologia e educação musical; e, 3) Educação musical e pandemia. As informações levantadas por meio da revisão indicam que os conteúdos, os recursos e as práticas pedagógicas estabelecidas no ensino de música, na escola básica, durante a pandemia de Covid-19 foram adaptados conforme o contexto sociocultural, as possibilidades estruturais, bem como as potencialidades e limitações dos professores no manuseio de ferramentas digitais.



Palavras-chave


Escola básica e pandemia, Práticas pedagógico-musicais na pandemia, Recursos digitais e educação musical, Ensino de música online.

Texto completo: PDF