ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Movimento (auto)biográfico da educação musical no nordeste brasileiro: um mapeamento da literatura acadêmica
Tamar Genz Gaulke, Ana Clara da Silva Ponciano

Última alteração: 2022-10-17

Resumo


No contexto atual da pesquisa (auto)biográfica no Brasil, a área de Educação Musical começa cada vez mais a marcar presença nas discussões, pesquisas e publicações, principalmente nos últimos dez anos (ABREU, 2011; 2017; GAULKE, 2013; 2017; ALMEIDA, 2019). Apesar de haver um aumento nas pesquisas e produções envolvendo a área de Educação Musical e a Pesquisa (Auto)Biográfica, também é possível perceber que definições, conceitos e teorias correlacionando essas ideias não têm avançado significativamente. Com o intuito de ampliar o debate sobre pesquisa (Auto)Biográfica e Educação Musical e de conhecer o que se tem produzido e publicado nesse sentido, estamos realizando uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, caracterizando-se de estado da arte ou estado do conhecimento. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo geral mapear a produção científica relacionada ao movimento (Auto)Biográfico da educação musical no nordeste brasileiro. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar quais são os meios de publicação utilizados pelos autores; entender de que forma o volume de publicações está distribuído ao longo dos anos; conhecer temas e contextos que têm sido investigados dentro da abordagem (auto)biográfica; identificar os avanços e desafios da pesquisa (auto)biográfica na Educação Musical no nordeste brasileiro. Esta pesquisa pode ser importante para destacar, na pluralidade de temáticas abordadas na área, as particularidades que a música traz às abordagens (auto)biográficas e os processos por ela desencadeados. Assim como, aprofundar o estudo sobre as correntes (auto)biográficas que adentram a pesquisa em Educação Musical e as implicações para seus objetos de estudo.

Palavras-chave


Pesquisa (auto)biográfica, Educação musical, Nordeste brasileiro, Mapeamento da literatura

Texto completo: PDF