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Os espetáculos de Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus: música e crítica social
Juliana de Toledo Nabosne

Última alteração: 2022-11-28

Resumo


Este trabalho se propõe a estabelecer um diálogo entre música e literatura, objetivando discutir como o livro Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, retrata práticas e temáticas musicais no que diz respeito à utilização de figuras de linguagem que se referem à música e ao universo artístico-cultural. Através da leitura analítica da obra, observo significativa ocorrência de passagens onde a autora emprega o termo "espetáculo" e correlatos com sentido figurado para se referir a um contexto de conflitos interpessoais, violência doméstica, fome e pobreza. É feita a exposição, exegese, articulação e breve análise dos trechos do livro, relacionando-os às circunstâncias e o período histórico-social em que foram escritos, ao todo da obra, e à vida da autora, a partir de informações obtidas através de bibliografia teórica e de pesquisa de fontes originais. Observa-se que a música e a arte em geral representam no livro um pilar para a crítica social, e ocupam um papel de centralidade nas construções de sentido de Quarto de Despejo: diário de uma favelada, assim como na expressão artístico-literária e pessoal de Carolina Maria de Jesus.

Palavras-chave


Carolina Maria de Jesus; Música e literatura; Literatura negro-brasileira; Literatura escrita por mulheres; Historiografia

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