ANPPOM, XXXII CONGRESSO DA ANPPOM

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A música coral nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea
Miriã Valeriano, Maria José Chevitarese

Última alteração: 2022-09-08

Resumo


Este artigo é fruto da pesquisa de mestrado da presente autora em colaboração com sua orientadora, que trata da presença da música coral nas Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Para tanto, foi elaborada uma uma categorização baseada nas formações musicais das peças gerando as seguintes categorias: solos, música de câmara; coro; orquestra. Constatou-se que apenas 4% das obras apresentadas nas vinte e três edições do evento eram para formação coral, demonstrando um predominância da música instrumental. O presente trabalho se propõe-se a refletir sobre as possíveis causas que contribuem para esta realidade foram utilizados os conceitos de Habitus, Campo e Capital do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1987, 1994, 1996).


Palavras-chave


Música Coral, Bienais de Música Brasileira Contemporânea, Pierre Bourdieu.

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