Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Subárea:
 

[Subárea] Composição e Sonologia

Aspectos da composição da obra Uma Viagem ao Céu no contexto do gênero música-teatro PDF
José Adriano de Sousa Lima Júnior, José Orlando Alves
O sprechgesang como técnica composicional no século XXI - comentários analíticos sobre obras vocais de Marcos Balter e Januibe Tejera PDF
Silvio Mansani da Silva, Acácio Tadeu De Camargo Piedade

[Subárea] Educação Musical

Educação musical e paralisia cerebral: Rompendo paradigmas para a inclusão de um aluno com paralisia cerebral hemiplégica espástica esquerda em uma escola livre de música PDF
Mara Síntique Del Guerra Valério, Regina Finck Schambeck
Educação musical no hospital: o professor improvisador PDF
Rossana Flores Bastos, Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer
O ensino de violoncelo online: o uso das TICS como ferramenta de inclusão sociodigital: o estado do conhecimento PDF
Jonathan Baião dos Santos, Paulo Roberto Affonso Marins
Desenho de aplicativo mobile para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de pesquisa científica PDF
Tarsilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo DeFreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota
Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças PDF
Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti
Círculo Musical Tabajara e projetos associados: relatos de experiência de música popular instrumental dentro das escolas públicas de ensino na cidade de João Pessoa (PB) PDF
Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro, Geovane da Silva Santos, Wyne Tavares Pereira de Lima Silva
Da musicalização á estante: considerações sobre o ensino de música na Banda Waldemar Henrique de Marabá-PA PDF
Leal barbosa de Sousa
Procedimentos de ensino de música para crianças e adolescentes no contexto das bandas filarmônicas PDF
Victor Vitoriano Dantas
O choro: experiências compartilhadas entre docentes e alunos do curso de formação em música da FAMES PDF
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues
Interação professor-aluno no ensino do forró para músicos de formação musical erudita: um trabalho colaborativo PDF
Regiane Hiromi YAMAGUCHI, Rudson Ricelli Lima da Silva, Alexandre de Sousa Silva

[Subárea] Etnomusicologia

Música litúrgica no nordeste: apontamentos sobre música, igreja e sociedade na obra de Reginaldo Veloso PDF
Roberto Rodrigues de Sales Dutra
O eloquente discurso musical reggaetonero: A produção musical do Reggaeton e sua reapropriação independente na obra de Bad Bunny PDF
Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro, Simone Aparecida Alves de Araujo, Rafael Andrade de Aragão
"Bom barulho da Baixada" no centro da metrópole: o Escritório da Transfusão como articulador de cenas musicais lo-fi PDF
Gabriel Islaz Gonçalves Dos Santos, Maria Elizabeth Lucas
Aspectos Sobre a Presença da Etnomusicologia em Cursos de Graduação em Música Sem Programas de Pós-graduação de Universidades Públicas e Institutos Federais no Nordeste Brasileiro PDF
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Larissa Guedes dos Santos, Leandro Pequeno da Silva
Berimbau-de-lata e marimbau: da rua para o palco PDF
Alice Lumi Satomi, Eraldo Kelvin Brasil de Azevedo, Larissa de Souza Mendes, Lucas de Lima Wanderley Resende, Mattews Asaph Domingues Sol Sol

[Subárea] Música Popular

Processos de Institucionalização da Música Popular no Ensino Superior Brasileiro: o que Nos Revela a Internet Sobre a Presença da Guitarra Elétrica na Atualidade PDF
Josias Mechillemoth da Silva Lira, Ana Carolina Nunes do Couto
Auge e decadência de Luiz Gonzaga: Revista do Rádio (1949-1955) PDF
RAFAEL ANTUNES DE FREITAS

[Subárea] Performance musical

O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs Sem título PDF
Marcelo José de Almeida das Virgens
Universalidade na obra de José Siqueira: edição crítica da II Sonata para Violoncelo e Piano PDF
Marcelo Moreno da Silva
Uso de scordatura na redução para violino e piano da obra Danse Macabre Op. 40 de Camille Saint-Saëns PDF
Lourenço De Nardin Budó, Gerson Gedalias Martins dos Santos
Corais de trombones: um panorama sobre os grupos em atividade no Brasil PDF
Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva
Adaptação do método Suzuki adotada nos níveis coletivos de violino do Instituto Baccarelli-SP: prioridades, habilidades, performance musical e resultados PDF
Pedro Visockas, Ricardo Lobo Kubala, Adonhiran Bernard de Almeida Reis, Sonia Ray
Música de câmara: reflexões sobre aspectos interpretativos que envolvem o conceito de temporalidade em música PDF
Gabriel Ferraz da Silva
Proposta de edição da obra Suíte Sertaneja para Violoncelo e Piano de José Siqueira PDF
Marcelo Moreno da Silva
O baile na flor para canto e piano de Meneleu Campos (1872-1927) sobre poesia de Castro Alves (1847-1871): análise musical e edição da partitura PDF
Anelise Resende Claussen Dativo, Mauro Camilo de Chantal Santos
Estudos diários intertextuais para trombone PDF
Mizael José Nascimento França, Lélio Eduardo Alves da Silva
Concerto para violino e orquestra de Alfredo Barros: uma Colaboração compositor-intérprete desde a gênese até a estreia. PDF
André Albiergio Lima Couto, Alfredo Jacinto de Barros, Rucker Bezerra de Queiroz
O uso do playback e o piano colaborativo: uma reflexão crítica acerca do desenvolvimento da criatividade do músico-performer PDF
Rudson Ricelli Lima da SIlva, Regiane Hiromi Yamaguchi
A construção de palhetas para oboé no Brasil: considerações parciais sobre a análise de metodologias utilizadas nos cursos de oboé nas instituições de ensino técnico e projetos sociais brasileiros PDF
Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Mateus Horácio Alves
Peças a dois pianos de Francisco Mignone - Discussões interpretativas e Justaposição histórica PDF
ALEXANDRE DIETTRICH
Quatro estratégias para o ensino contemporâneo do contrabaixo acústico desenvolvidas no programa PRONATEC em São José do Mipibú PDF
Natalia Cristina Pinheiro Dantas, Victor Vitoriano Dantas
Koellreutter – Estudo para Vibrato para violão solo de Geraldo Ribeiro: revisão e aplicações PDF
Evandro Dotto, Fernando Araújo

[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)

Ópera Yara de Josef Prantl (1895-1951) e Otto Adolfo Nohel (? - 1932): contribuições para a história cultural de Joinville-SC na década de 1930 PDF
Cristiano Damaceno, Marcos Holler
Eddie Van Halen: o último guitar hero? PDF
Paulo Vinicius de Freitas Zuba

[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição)

O papel da tradição goiana e do trânsito de pessoas na trajetória do choro em uma cidade moderna, projetada no século XX: Goiânia (GO) PDF
Mariana Marques Marques Ferreira, Magda de Miranda de Miranda Clímaco
Articulando o passado: como a tradição pandeiristica do choro é apropriada pela geração do Pandeiro grave PDF
Leandro Barsalini, Ricardo Augusto de Lima Brandão
Amplificar e ampliar o choro na educação básica PDF
Camile Tatiane de Oliveira Pinto

[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações

Alunos egressos do Bacharelado em Música do Instituto de Artes da UNICAMP: da formação à atuação profissional PDF
Keroll Elisabeth Weidner, Emerson Luiz de Biaggi
A formação do professor que atua com o ensino coletivo de violão: um estudo de caso na Orquestra de violões da Paraíba PDF
Johnatan Martins de Sousa
As Ganhadeiras de Itapuã: perspectivas e desafios da trajetória musical de mulheres negras PDF
Estela Marinho da Paixão

[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura

Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical. PDF
Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa

[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico

Racismo Acadêmico na Música: um diálogo com o Manifesto das pessoas negras contra o racismo nos cursos de música PDF
Eurides de Souza Santos

[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade

MiNas e Milton: A identidade regional e a concepção sonora de Milton Nascimento. PDF
Matheus Barros de Paula, Heloísa De Araújo Duarte Valente
A DAW e o loop criativo: entre o determinismo tecnológico e a tábula rasa PDF
Gilberto Assis de Oliveira Rosa, Jônatas Manzolli

[Simpósio] ST-7. Música popular: formação, pesquisa, performance e fruição

A construção de sentido na moda-de-viola “Rei do gado” sob orientação do modelo tripartite da semiologia musical PDF
José Roberto de Oliveira Oleriano, John Kennedy Pereira de Castro
CAMINHOS ENTRE A MÚSICA MEDIEVAL EUROPEIA E ALGUNS GÊNEROS BRASILEIROS: LEITURAS A PARTIR DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA REPERTÓRIOS HISTÓRICOS PDF
Ana Paula Peters, Daniele Cristine Silva de Oliveira, Letícia Pereira Burtet

[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos

Os estudos de gênero, raça, sexualidade e capacitismo: uma reflexão sobre os temas que atravessam a minha história PDF
Yarana Ester de Campos Borges, Rafael da Silva Noleto

[Simpósio] ST-10. Musicalidades latino-americanas: práticas, fazeres e pedagogias

Isaías Sávio y Brasil: consideraciones sobre tres piezas del ciclo Cenas Brasileiras para guitarra PDF
Gabriel Angelo da Costa, Gilson Uehara Gimenes Antunes, Eduardo Fernández Odella
Prática coral em contexto latino-americano PDF
Ederson marques de goes, Valéria Lüders
Concepções estéticas presentes em títulos de obras fonográficas da música instrumental brasileira PDF
Ramón Del Pino