ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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Uso de scordatura na redução para violino e piano da obra Danse Macabre Op. 40 de Camille Saint-Saëns
Lourenço De Nardin Budó, Gerson Gedalias Martins dos Santos

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este artigo traz resultados do processo de experimentação com o emprego da scordatura na redução para violino e piano do poema sinfônico Danse Macabre Op. 40 de Camille Saint-Saëns. Considerando questões acústicas, técnicas e interpretativas, busca-se neste trabalho nortear o intérprete da obra em seu estudo e sua performance utilizando a scordatura, originalmente indicada apenas na versão para orquestra. Além de ampliar a gama de possibilidades interpretativas de forma coerente e de proporcionar o exercício da scordatura em uma obra tradicional do repertório, este estudo também conclui que a scordatura associada à tonalidade da obra ajuda a realçar dissonâncias que são importantes à proposta da obra.


Palavras-chave


Danse Macabre; Scordatura; Camille Saint-Saëns; Poema sinfônico

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