ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
A construção de palhetas para oboé no Brasil: considerações parciais sobre a análise de metodologias utilizadas nos cursos de oboé nas instituições de ensino técnico e projetos sociais brasileiros
Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Mateus Horácio Alves

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Recorte de uma pesquisa em andamento, o presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre as metodologias utilizadas para o ensino da produção de palhetas nos cursos de oboé oferecidos em instituições de ensino técnico e projetos sociais de cinco cidades brasileiras. Dada a relevância da palheta para o desenvolvimento técnico e musical do oboísta, os dados preliminares apontam diversas lacunas no processo formativo oferecido pelas instituições analisadas, expondo a necessidade de sistematização e desenvolvimento de estratégias de ensino adaptadas às demandas dos oboístas no Brasil, respeitando as especificidades do contexto cultural, social e econômico brasileiro.

 


Palavras-chave


Oboé. Palhetas duplas. Pedagogia instrumental. Ensino técnico. Projetos sociais.

Texto completo: PDF