[Subárea] Composição e Sonologia
Estudo comparativo do efeito de três diferentes surdinas na LTAS de seis violinos | |
Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sérgio Freire, Maurício Freire Garcia, Davi Alves Mota |
Composição colaborativa na elaboração de uma peça de música mista | |
Micael Antunes, Itamar Vidal, Jônatas Manzolli |
Análise do fluxo labial no trompete através da filtragem inversa adaptativa interativa | |
Gustavo Machado Oliveira, Maurício Alves Loureiro, Davi Alves Mota |
[Subárea] Educação Musical
Pluralidade estética no repertório contemporâneo brasileiro para a iniciação ao piano | |
Potiguara Curione Menezes, Tayná Batista Lorenção |
Ensino de guitarra elétrica a distância: o perfil de um curso e a adaptação do professor para o formato online | |
Gabriel Lira Caneca, Paulo Roberto Affonso Marins |
[Subárea] Etnomusicologia
A Barquinha de Mestre Daniel: uma etnografia da música de tradição religiosa ayahuasqueira amazônica | |
Daniel Castro Montoya Flores, Sergio Nogueira Mendes |
[Subárea] Música Popular
Lirismo ou opressão? Reflexões sobre questões de gênero em Novinha você é uma flor | |
Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado |
A pesquisa acadêmica sobre bateria: o estado da arte nos últimos sete anos. | |
Caio Conti Milan, Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio |
De Repente em Ação: ações, resultados e apontamentos de uma investigação acerca dos cantadores repentistas na região do Cariri cearense | |
Rodolfo Rodrigues, Samuel Gomes Melo |
Minha nega na janela: o samba “tradicional” de Germano Mathias na voz de Gilberto Gil | |
Lourenço Matheus, Filipe Sousa, Almir Côrtes |
O disco Depoimento do Poeta (1970): tradição e aspectos formais nos sambas de Nelson Cavaquinho | |
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
Violões milongueiros do sul do Brasil: primeiros apontamentos | |
Mateus Porto Moraes |
Uma aproximação entre a música popular e a hermenêutica filosófica: Interpretação musical em Hercules Gomes | |
Thiago Leme Marconato, Hideraldo Luiz Grosso |
[Subárea] Performance musical
Reflections on the Nature of Water (1985), de Jacob Druckman: um estudo interpretativo | |
Guilherme Misina, Fernando Hashimoto |
Perspectivas de deliberação na prática pianística de uma proficiente | |
Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos |
Reflexões sobre uma edição das obras didáticas para piano a 4 mãos de Estercio Marquez Cunha | |
Denise Andrade de Freitas Martins, Luciana Monteiro de Castro, Rodrigo Olivárez |
Repertório para piano solo no contexto luso-brasileiro: Panorama sobre tendências nas composições com técnicas estendidas | |
Gisele Pires Mota |
A relação entre coluna de ar e sonoridade: um cruzamento de dados obtidos por meio da aplicação de 15 entrevistas com trombonistas profissionais | |
Ricardo Félix de Morais |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
Música, Memória e Gênero: Japyassu e a Banda Feminina de Rio Largo – Alagoas | |
Marcos dos Santos Moreira, João Gracindo da Silva Neto |
Apontamentos sobre criação, produção, difusão, recepção e performance musicais na contemporaneidade. | |
Potiguara Curione Menezes |
[Subárea] Teoria e Análise Musical
Análise da Orquestração da Primeira Peça de Quattro Pezzi per Orchestra de Giacinto Scelsi | |
Igor Leão Maia, Laís Souza |
O Artesanato Furioso e Child of Tree de John Cage: uma análise morfológica através da performance | |
Daniel Luna de Menezes, Valério Fiel da Costa |
[Simpósio] 2.1.1. Choro no sentido lato
A múltipla produção artística do flautista Altamiro Carrilho entre 1948 e 1960 | |
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
[Simpósio] 2.1.2. Música e cultura popular na região Nordeste
Autoscopia e entrevista recorrente: a qualidade dos sujeitos como fator de adequação dos instrumentos metodológicos | |
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos |
[Simpósio] 2.1.3. Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
“O funk nasce do erro”: ressignificações do funk na cena lésbica em São Paulo | |
Raquel Mendonça Martins |
A Representatividade Feminina no Clube musical 31 de agosto entre os anos de 2013 a 2019 | |
Tainá Magalhães Façanha, Vanessa Lobo, Adrienne Cavalcante |
[Simpósio] 2.1.4. Música e pensamento afrodiaspórico
Colonialidade do saber e pesquisa etnomusicológica: descolonizando os termos da Mbira | |
Micas Orlando Silambo, Marcello Messina |
[Simpósio] 2.1.5. Musicar local: comunidades musicais de prática em diversos contextos
Analisando o conceito de comunidade através do funk e da representatividade lésbica na cidade de São Paulo | |
Raquel Mendonça Martins |
A Irmandade do Divino Espírito Santo de Maués | PDF () |
Tarcisio Braga, Tércio Macambira de Vasconcelos |
[Simpósio] 2.1.6. Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil
Nuevos Estudios Sencillos de Leo Brouwer: considerações técnico-interpretativas | |
Claryssa de Pádua Morais, Carlos Fernando Fiorini |
Do quarto para a rua: performance culturalmente informada de obras para violão solo inspiradas no candombe uruguaio | |
Marcos Matturro, Flavio Barbeitas |
Repertório violonístico do eixo geográfico Ásia Menor-Bálcãs: concepções interpretativas em diálogo com a música tradicional | |
Filipe Malta, Flavio Barbeitas |
[Simpósio] 2.1.7. Patrimônio musical brasileiro
O índice onomástico do volume 1 de Músicos Pernambucanos do Passado como instrumento de pesquisa musicológica | |
Wheldson Rodrigues Marques, Gilson Rodrigues Chacon de Oliveira |
Catalogação musical do repertório brasileiro para trombone solo do século XXI: distribuição das obras entre os trombones alto, tenor, baixo e contrabaixo | |
Ricardo Félix de Morais |
[Simpósio] 2.1.8. Práxis de formação em música na atualidade: múltiplas abordagens, contextos e perspectivas
Intersecção das Identidades Sociais: breves apontamentos para a Educação Musical | |
Vânia Beatriz Müller |
[Simpósio] 2.1.10. A voz nos diversos contextos da prática musical
A pesquisa sobre canto coral nos anais da ANPPOM no período de 2015 a 2019 na subárea Educação Musical | |
Fábio Miguel, Felipe Pillis Panelli, Felipe Rodrigues Ferreira Perez, Emerson Pereira Tineo, Maicon Pereira Jacinto, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral, André Laitano dos Santos, Willian Gomes Pedrozo, Agnelson Gonçalves, Helen Silva |
Técnica vocal para coro: uma proposta de adaptação de exercício vocal | |
Fábio Miguel |
Três canções para mezzo-soprano e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca | |
Angelo José Fernandes, Sarah Victória Santibanez Migliori |