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Pluralidade estética no repertório contemporâneo brasileiro para a iniciação ao piano
Última alteração: 2020-12-19
Resumo
Este trabalho trata da pluralidade estética vivida na música erudita brasileira contemporânea, acentuada a partir da década de 80 e refletida no repertório para a iniciação ao piano. Buscou-se encontrar e classificar peças com este perfil, a partir de trabalhos acadêmicos, livros, plataformas digitais e contato direto com compositores. Discutiu-se sobre progressividade didática (GANDELMAN, 1997; DELTREGIA, 1999; BARANCOSKI, 2004; ZORZETTI, 2010; HARTMANN, 2018) e categorizaram-se obras em modal, tonal e pós-tonal (KOSTKA; PAYNE, 2015; STRAUS, 2000). Foram encontradas 70 peças, das quais 12 não constam em nenhum catálogo anterior. Realizou-se também um pequeno recital-palestra para a divulgação da pesquisa.
Palavras-chave
Música brasileira contemporânea. Pluralidade estética. Progressividade didática. Piano. Nível elementar.
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