Última alteração: 2020-12-19
Resumo
No século XX o piano foi um dos principais instrumentos fonte para experimentos em timbre, ritmo e dinâmica. Tanto o Brasil quanto Portugal enfrentam um duplo problema quanto ao repertório de recitais, concertos e currículos de/para piano: a falta de repertório nacional nos programas e, mais especificamente, a falta de repertório nacional do século XXI (MOREIRA, 2015; BRANCO, 2006; CARDASSI, 2012; COSTA, 2004; HARPER, 2013; OLIVEIRA, 2014). O objetivo da pesquisa foi mapear o estado da arte em que se encontram as experimentações pianísticas no ambiente luso-brasileiro objetivando instigar um debate comparativo apontando aproximações e distanciamento nos usos de técnicas estendidas (VAES, 2009; PROULX, 2009; SCHOKLEY, 2018; ISHII 2015). Durante a primeira fase da pesquisa (2019-2020), em etapa de finalização, elaborou-se um catálogo com cerca de 160 peças para piano solo com alguma técnica, compostas por compositora/compositor português, de modo a auxiliar a divulgação do repertório referenciado entre professores, pianistas e compositores.