[Subárea] Composição e Sonologia
As identidades musicais no contexto da improvisação livre coletiva | |
Maria Eduarda Fernandes Mazula |
Reflexões sobre as noções de complexidade e emergência na livre improvisação coletiva | |
Arthur Faraco |
Multifônicos Colaterais do Saxofone: Uma prospecção de catálogo | |
Sérgio Monteiro Freire |
Estudo comparativo do efeito de três diferentes surdinas na LTAS de seis violinos | |
Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sérgio Freire, Maurício Freire Garcia, Davi Alves Mota |
Sermões em palimpsestos, para flauta e sons eletrônicos: aspectos composicionais, acústicos e performáticos | |
Rodrigo Frade, Felipe Vasconcelos |
Uma primeira aproximação multimodal da técnica de strumming | |
Augusto Armondes, Sergio Freire, Caio Campos, Rubens Silva |
[Subárea] Educação Musical
O canto gregoriano e a juventude: “Quando me lembraram que cantar era rezar duas vezes...” | PDF PDF |
Eduardo Manoel Lustosa dos Reis, Carlos Fernando Fiorini |
Apreciação e aprendizagem musical de idosos através do violão na era digital: um estudo sobre esta experiência e seus desdobramentos no programa UniversIDADE da Unicamp | |
Gustavo Ramos Ferraz |
Formação de professores para múltiplos espaços: ações possíveis | |
Anielson Costa Ferreira, Jucélia da Cruz Estumano |
[Subárea] Etnomusicologia
Remapeando musicares: Bois em São Luís (MA) e localidades digitais frente à pandemia | |
Luiza Fernandes Coelho |
A Barquinha de Mestre Daniel: uma etnografia da música de tradição religiosa ayahuasqueira amazônica | |
Daniel Castro Montoya Flores, Sergio Nogueira Mendes |
[Subárea] Música Popular
O ser e estar punk: a incursão dos Titãs em um gênero que rejeita o mercado | |
Matheus Rocha Grain, Luiz Henrique Fiaminghi |
[Subárea] Performance musical
O uso de estratégias e a aprendizagem autorregulada – reflexão sobre a prática de instrumento musical. | |
Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini |
Adaptando a Sonata Sabará do teclado para o duo de traverso barroco e viola da gamba baixo | |
Fausto Borém, David Castelo, Gustavo W. Freccia |
O estilo de Zé da Velha no CD Só Gafieira!: práticas de performance do trombone no choro. | |
Marcos Flávio Aguiar Freitas |
Análise do estudo 26 de David Friedman | |
Gustavo Surian Ferreira |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
Até a morte de cruz: uma análise texto-musical de Christus factus est CPM 193 de padre José Maurício Nunes Garcia | |
Lucas Roberto de Souza Oliveira, Modesto Flávio Chagas Fonseca |
[Simpósio] 2.1.1. Choro no sentido lato
Roda de Choro Curitibano: significados e sentidos | |
Cláudio Aparecido Fernandes |
[Simpósio] 2.1.2. Música e cultura popular na região Nordeste
O boi, nos bailados populares e na religiosidade a partir das pesquisas de Mário de Andrade | |
Flávia Camargo Toni, Rosangela Francischini |
[Simpósio] 2.1.3. Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
Sônicas no Instagram: ciberartivismo e redes de mulheres na música em tempos de pandemia | |
Isabel Porto Nogueira, Ariadyne Ferranddis Ferranddis, Jalile Petzold, Antonella Pons |
[Simpósio] 2.1.6. Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil
Nuevos Estudios Sencillos de Leo Brouwer: considerações técnico-interpretativas | |
Claryssa de Pádua Morais, Carlos Fernando Fiorini |
[Simpósio] 2.1.7. Patrimônio musical brasileiro
A produção composicional trombonística do compositor Gilberto Cabral para a performance | |
Anderson Jardel Bezerra da Slva, Ranilson Bezerra de Farias |
[Simpósio] 2.1.9. Semiótica musical: novas fronteiras
Pobre samba meu... foi se misturando, se modernizando: a presença e a influência da música estrangeira no cenário musical popular brasileiro | |
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente |
[Simpósio] 2.1.10. A voz nos diversos contextos da prática musical
Três canções para mezzo-soprano e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca | |
Angelo José Fernandes, Sarah Victória Santibanez Migliori |