ANPPOM, XXX Congresso da Anppom

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Pobre samba meu... foi se misturando, se modernizando: a presença e a influência da música estrangeira no cenário musical popular brasileiro
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente

Última alteração: 2020-12-20

Resumo


Este artigo propôs buscar as influências e hibridismos do cancioneiro popular estrangeiro, mais especificamente hispânico, italiano, anglófono e francês, na música popular brasileira, notadamente entre os anos 1940-1960. Analisamos a dinâmica cultural do período por meio de dados sobre a indústria fonográfica e a partir dos conceitos de movência e nomadismo (ZUMTHOR, 1997; 2014) aplicados às canções, demonstrando: adaptações e recriações; criação nichos de consumo e operação nos mecanismos de memória. Levamos em conta a metodologia proposta por Christian Marcadet (2007) que propõe um estudo da canção por meio de listas e documentos que indiquem números de vendas, lançamentos, dentre outros dados que demonstrem mudanças, permanências e resistências do gosto estético.

Palavras-chave


Canção das mídias. memória. indústria fonográfica. música popular brasileira.

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