[Subárea] Composição e Sonologia
Uma primeira aproximação multimodal da técnica de strumming | |
Augusto Armondes, Sergio Freire, Caio Campos, Rubens Silva |
[Subárea] Educação Musical
A percussão nos cursos de Licenciatura em Música: currículo e formação docente | |
Beatriz Woeltje Schmidt |
As disposições legais referentes à formação docente: de 1996 a 2019 | |
Alba Janes Santos Lima, Sílvia Garcia Sobreira |
Reflexões acerca do uso do repertório brasileiro para clarineta nas escolas de música de São Paulo | |
Efraim Santana Santos, Luís Antonio Eugenio Afonso |
Coro amador: Oportunidade de ensino de conteúdos de aprendizagem da área coral | |
Abner de Souza Santana |
Arranjo coral colaborativo: a relevância da música regional pela ótica de educadores e pedagogos musicais brasileiros | |
Ediel Rocha de Sousa |
Educação Musical em Contexto Religioso: uma análise sobre o processo educativo musical em uma igreja católica | |
Adrielli Oliveira Dos Santos, Ana Maria Castro Souza |
[Subárea] Etnomusicologia
Cavalo-marinho Boi Pintado, etnomusicologia e pesquisa-ação participativa | |
Igor Cavalcante Sá |
[Subárea] Música Popular
O percussionista pernambucano no mercado da música: entre a vivência da tradição e a formação acadêmica | |
Marcos Antonio Monte Silva |
A pesquisa acadêmica sobre bateria: o estado da arte nos últimos sete anos. | |
Caio Conti Milan, Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio |
Minha nega na janela: o samba “tradicional” de Germano Mathias na voz de Gilberto Gil | |
Lourenço Matheus, Filipe Sousa, Almir Côrtes |
[Subárea] Performance musical
Perspectivas de deliberação na prática pianística de uma proficiente | |
Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos |
Uma Performance Musical para Surdos: canções de Edmundo Villani-Côrtes | |
Andréa Peliccioni Sobreiro, Luciana Monteiro de Castro |
O Boisinho de Chumbo de Heitor Villa-Lobos: aspectos idiomáticos e interpretativos | |
Lucas Santos Gonçalves, Luciana Sayure Shimabuco |
Elementos sobre as práticas interpretativas do concerto Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930) em sua versão para saxofone alto e piano | |
Paulo Eduardo Souza de Almeida, André Barbosa dos Santos |
A transcrição para violão: uma proposta para a valsa Tristemente (1947), de Reginaldo Carvalho | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Ewerson de Carvalho Santos |
A Experiênci-Ação como estratégia para otimizar a performance musical, simulando a capacidade de concentração | |
José Washington Florencio da Silva |
Aprendizagem motora e aquisição de repertório pianístico: uma proposta analisada com o primeiro arabesque de Debussy. | |
João Gustavo Kienen, Jhonata Monteiro de Sousa |
O processo criativo na prática da performance musical: uma perspectiva pelo violão brasileiro | |
Ricardo Henrique Serrão |
Lições aprendidas com a peça Narcissus de Thea Musgrave | |
Iura de Rezende, Rafael Alves Soares de Andrade, Flávio Luiz Schiavoni |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)
A opereta A Princesa do Catete de Euclides Fonseca (1854-1929): histórico e edição de uma obra da Belle Époque brasileira | |
Melina de Lima Peixoto, Mauro Camilo de Chantal Santos |
A gruta dos pássaros, para piano a quatro mãos: histórico, análise, edição de performance e divulgação da obra de Cardoso de Menezes (1848-1931) | |
Myrian Ribeiro Aubin, Mauro Camilo de Chantal Santos |
Uma abordagem temporal da teoria da imaginação da escuta de Smalley | |
Tauan Gonzalez Sposito, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
"Como pode um peixe vivo viver fora d'água fria?" Considerações iniciais para a pesquisa sobre a história de um curso de extensão universitária | |
Valéria Garcia Soares |
Gluetube e a colagem de conteúdo online | |
Avner Maximiliano Paulo, Carlos Eduardo Oliveira Souza, Flávio Luiz Schiavoni |
A missa de defuntos na literatura coral-sinfônica brasileira do século XX: uma análise do Réquiem Contestado, de Eli-Eri Moura | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Laís Lorrany Andrade |
Luthier Raul Lage: das fábricas e escolas cubanas para o ensino e produção de instrumentos musicais de corda dedilhada no Brasil | |
Aluisio Laurindo Silva Júnior |
[Subárea] Teoria e Análise Musical
Análise da Orquestração da Primeira Peça de Quattro Pezzi per Orchestra de Giacinto Scelsi | |
Igor Leão Maia, Laís Souza |
[Simpósio] 2.1.2. Música e cultura popular na região Nordeste
Autoscopia e entrevista recorrente: a qualidade dos sujeitos como fator de adequação dos instrumentos metodológicos | |
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos |
[Simpósio] 2.1.3. Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos
O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano | |
Eurides Souza Santos, Erivan Silva |
[Simpósio] 2.1.4. Música e pensamento afrodiaspórico
Pesquisa etnomusicológica, práxis sonora e pesquisa ação participativa: discussões afrodiaspóricas entorno do debate político-epistemológico-metodológico | |
Leonardo Moraes Batista, Thamara Collares do Nascimento, Danilo da Cunha de Jesus Santos, Acsa Braga Costa, Victor Hugo Costa Cantuaria da Silva |
Colonialidade do saber e pesquisa etnomusicológica: descolonizando os termos da Mbira | |
Micas Orlando Silambo, Marcello Messina |
Elementos afro-indígenas na canção Foi Bôto, Sinhá! de Waldemar Henrique | |
Leonardo dos Santos Silva Soares |
[Simpósio] 2.1.5. Musicar local: comunidades musicais de prática em diversos contextos
Trabalho com música em bares e festas particulares de Aracaju: a interferência do Estado | |
Joao Luís Santos Meneses |
[Simpósio] 2.1.7. Patrimônio musical brasileiro
A produção composicional trombonística do compositor Gilberto Cabral para a performance | |
Anderson Jardel Bezerra da Slva, Ranilson Bezerra de Farias |
[Simpósio] 2.1.10. A voz nos diversos contextos da prática musical
A pesquisa sobre canto coral nos anais da ANPPOM no período de 2015 a 2019 na subárea Educação Musical | |
Fábio Miguel, Felipe Pillis Panelli, Felipe Rodrigues Ferreira Perez, Emerson Pereira Tineo, Maicon Pereira Jacinto, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral, André Laitano dos Santos, Willian Gomes Pedrozo, Agnelson Gonçalves, Helen Silva |
Improvisação vocal em movimento: a proposta do grupo L.I.V.E. | |
Wania Mara Agostini Storolli |