ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Educação musical e Sociologia da infância no Brasil: uma relação emergente
Sandra Mara da Cunha, Dhemy Fernando Vieira Brito, Sarah Gervásio Nascimento de Oliveira

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Esta comunicação de pesquisa tematiza a relação da Educação Musical com a Sociologia da Infância no Brasil, e traz dados de levantamento do tipo estado do conhecimento, no qual foram analisadas teses e dissertações produzidas entre 2008 a 2020. Os referenciais teórico-metodológicos se encontram nas articulações entre pressupostos vindos da Sociologia da Infância com Estudos da Linguagem. Como resultado, a pesquisa aponta que a relação da Educação Musical com a Sociologia da Infância é emergente, mas não crescente, indicando a existência de espaços para aprofundamentos, de modo a trazer o que crianças de outras regiões que não apenas Sul e Sudeste do país, e de outros contextos de prática e aprendizagem, têm a dizer acerca de sua relação com a música e com a aprendizagem dessa linguagem artística.

 


Palavras-chave


Educação musical. Sociologia da infância. Estado do conhecimento. Teses. Dissertações.

Texto completo: PDF