ANPPOM, Comunicações Artísticas

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Três Choratas para uma Camerata
Celso Garcia de Araújo Ramalho, Paulo Henrique Loureiro de Sá, Bartolomeu Wiese Filho, Marcus de Araújo Ferrer, Henrique Leal Cazes, Marcello Gonçalves

Última alteração: 2022-01-23

Resumo


Os docentes músicos-pesquisadores do grupo de representação, "Camerata Dedilhada da UFRJ", apresentarão três “Choratas” compostas por Carlos Almada para sexteto de cordofones: cavaquinho, bandolim, viola de 10 cordas, violão requinto, violão de 6 e 7 cordas. As “Choratas” são composições independentes e que podem também assumir a macroforma de uma sonata em três movimentos dialogando com sonoridade da música instrumental para cordas dedilhadas em timbres de aço e náilon. A partir da proposta de pesquisa, produção e execução desta obra, impõe-se o desafio investigativo para interpretação da música tomando-se como referência a matriz visual da partitura em textura polifônica e que exige do intérprete estar aberto às extemporizações do texto quanto à dinâmica improvisativa agenciada pelas relações culturais presentes frequentemente no ambiente da roda de choro. As formas-motivo que compõe a obra são criações originais apreendidas na experiência da escrita-escuta da cultura dos chorões e reelaboradas por processos compositivos da escritura da música de concerto, mesclando procedimentos orais e escritos, auditivos e táteis. O grupo procura realizar como pesquisa prático-teórica uma possibilidade interpretativa que conduz à compreensão da unidade entre o habitus corpóreo, ergonômico e audiotátil do fazer musical brasileiro, cunhado pelo repertório de gêneros inventados em formas originárias, e as matrizes da história, teoria e análise que se consolidaram como paradigmas nos círculos acadêmicos num estudo sistemático da Música Ocidental.


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