ANPPOM, Comunicações Artísticas

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As Canções de Câmara de José Siqueira (1907-1985): Uma Introdução
Marcel Ramalho de Mello, Martin David Jones

Última alteração: 2022-01-22

Resumo


Esta comunicação-recital, intitulada “As Canções de Câmara de José Siqueira (1907-1985): Uma Introdução", apresenta um breve panorama das canções do compositor paraibano José Siqueira, importante figura na cena musical brasileira entre as décadas de 1930 e 1980. Fortemente influenciado pelo movimento modernista brasileiro e seus ideais de arte brasileira com características unicamente brasileiras, Siqueira escreveu mais de 300 peças, incluindo sinfonias, óperas, oratórios, cantatas, canções, concertos para instrumentos solo e orquestra, música de câmara, e peças para piano solo. As canções apresentadas aqui demonstram a versatilidade de Siqueira como compositor; nelas, ele utilizou materiais musicais do folclore nordestino, cultura indígena brasileira, e tradições musicais populares urbanas. Natiô reflete a cultura indígena brasileira através do uso de um canto da tribo Pareci e do uso de duas escalas mistas, com o objetivo de retratar o caráter exótico atribuído à essa cultura à época em que a canção foi escrita. Em Loanda e Maracatu, o foco é no aspecto rítmico com o objetivo de representar a tradição folclórica pernambucana conhecida como Maracatu. Nestas canções, Siqueira usa várias células rítmicas características do Maracatu, bem como uma escrita pianística que reflete os aspectos rítmicos e sonoridade estrondosa dessa tradição folclórica. Vadeia Cabocolinho, Benedito Pretinho, A Dança do Sapo, e Meu barco é veleiro refletem o Coco de Embolada, tradição folclórica da região nordeste na qual um solista canta um texto rápido e improvisado, alternado com um grupo que canta um refrão em ritmo sincopado. Nestas canções, Siqueira usa também modos musicais encontrados na música folclórica nordestina. Nesta rua, Foi numa noite calmosa, A casinha pequenina, Acalanto, e Madrigal refletem a modinha e seresta através do uso extensivo de elementos musicais que caracterizam estes gêneros musicais, tais como movimento melódico descendente, uso do modo menor, curtos fragmentos melódicos separados por pausas, e acompanhamento musical que alude ao violão e à flauta, instrumentos geralmente utilizados em serestas. As canções de José Siqueira apresentam uma combinação fascinante de elementos musicais inspirados na e/ou extraídos da música folclórica brasileira, tradições de música popular urbana brasileira, tradições musicais indígenas e afro-brasileiras e da tradição de canção de câmara europeia, aliados a uma linguagem musical claramente pertencente ao século XX. Ao pintar um quadro perspicaz da diversidade musical e cultural do Brasil, Siqueira pode ser considerado um forte representante da rica tradição da canção brasileira de câmara.

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