ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Gomes e seus libretistas: comentários e atualizações sobre a relação de texto e música no secondo ottocento
Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


A comunicação traz recortes e comentários sobre os desafios na relação entre texto e música apresentando alguns de seus sujeitos e instituições. Para essa tarefa, nos concentramos na atuação de Antônio Carlos Gomes com seus libretistas num período denominado como de transição segundo o musicólogo Jay Nicolaisen (1980). O período é conhecido pelo caldo de modificações que ocorreu num momento em que a ópera italiana se renovava nas últimas décadas do século XIX. Modificações ainda pouco compreendidas, mas que pavimentaram o caminho para a chegada da giovane scuola. Período esse em que Gomes atuou ativamente. Como percurso metodológico, procuramos fazer uso de documentos basilares sobre o desenvolvimento da ópera italiana NICOLAISEN (1980), KIMBELL (1991), ao mesmo tempo em que trazíamos comentários da crítica periodista coetânea (BASEVI, MAZZUCATO, FILIPPI, RICORDI).


Palavras-chave


Antônio Carlos Gomes; Libreto; Ópera italiana

Texto completo: PDF