ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Interação professor-aluno no ensino do forró para músicos de formação musical erudita: um trabalho colaborativo
Regiane Hiromi YAMAGUCHI, Rudson Ricelli Lima da Silva, Alexandre de Sousa Silva

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


O trabalho colaborativo tem se mostrado um profícuo campo de interação e desenvolvimento mútuo dos envolvidos, versando entre aspectos técnicos, cognitivos e sociais. Entretanto, pouco tem-se explorado acerca deste tipo de trabalho em cursos superiores de música no Brasil. Neste sentido, buscou-se no presente artigo, conferir os benefícios desta prática por meio da interação entre professor e aluno de um curso de licenciatura em música. Para tal, foi promovida uma interação a partir da proposta de feitura de partituras de músicas do contexto profissional e sociocultural do aluno. Como resultado, foi identificado em vários aspectos o crescimento mútuo dos envolvidos, e o desenvolvimento criativo por meio do intercâmbio cultural.

Palavras-chave


Forró. Educação musical brasileira. Performance. Trabalho colaborativo.

Texto completo: PDF