ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Aprendendo a improvisar no sul dos EUA: Histórias orais de Old-Cats
Luiz Claudio Marques Barcellos, Tyrone Jackson

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este estudo explora as práticas de educação musical no Sul dos Estados Unidos através das perspectivas de músicos de jazz que cresceram no Sul durante as décadas de 1950 e 1960, no presente estudo denominados Old-Cats. Este estudo utilizará técnicas metodológicas de imersão e saturação (VOLK, 2003) sobre a história das práticas de aprendizagem do jazz (formal e informal), aliadas à análise de conteúdo; e entrevistas de história oral com Old-Cats do sul. O contexto histórico e as questões de segregação podem revelar a falta de acesso à educação musical formal. Esse contexto pode ter beneficiado o surgimento de ambientes informais para o desenvolvimento da musicalidade jazzística, principalmente a improvisação.

Palavras-chave


Música jazz. Educação musical no sul dos EUA. Improvisação. Jam sessions. Jazz nas escolas. História oral.

Texto completo: PDF