ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Professores especialistas em música na educação infantil: desafios de um levantamento exploratório no Brasil e em Portugal
Ana Paula Malotti, Maria Helena Vieira

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este trabalho apresenta os procedimentos e resultados preliminares da primeira etapa de uma investigação de doutorado, cujo objetivo foi a realização de um levantamento exploratório sobre a presença de professores especialistas em música na educação infantil no Brasil e em Portugal. Além dos desafios inerentes ao processo de coleta de dados, as limitações impostas pela pandemia da Covid-19 afetaram esta etapa, exigindo adaptações das estratégias metodológicas. Foram adotados os princípios da análise teórica dos itens (PASQUALI, 2003) para a validação dos questionários e a técnica snowball sampling (COUTINHO, 2011) para a recolha de dados. Os dados coletados podem contribuir para a descrição do fenômeno em estudo nos dois países.

Palavras-chave


Professores especialistas em música. Educação Infantil. Levantamento. Estratégias metodológicas.

Texto completo: PDF