ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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A prática musical do flamenco como forma de interação: aspectos performáticos da cena musical do flamenco no Brasil
Micael Gustavo Pancrácio dos Santos

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este artigo trata de uma análise sistemática dos processos não verbais de interação musical presentes nas relações sociais por meio da música (BLACKING, 1973), estabelecidas durante as construções improvisadas de discursos musicais em contextos performáticos apresentacionais (TURINO, 2008) na cena do flamenco no Brasil. Todas as análises contidas neste artigo são desdobramentos dos resultados obtidos na pesquisa de mestrado “XXXX”, que teve como foco, uma investigação etnográfica acerca da trajetória da cena do flamenco no Brasil e suas relações com a construção de autenticidade, translocalidade e glocalidade construídas por meio de práticas interativas e improvisadas de performance.

Palavras-chave


Flamenco. Globalização. Música e dança. Etnografia da performance. Discurso musical. Enunciado performático

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