ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

Tamanho da fonte: 
Na rua pife, na aula flauta transversa: inquietações sobre o ensino de flauta no Nordeste
Nina Graeff, Elen Firmino de Santana

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


Este artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de iniciação científica que relaciona o pífano (pife) nordestino e a aprendizagem da flauta transversa. A partir de autoetnografia da autora principal, graduanda em flauta transversa, de etnografia virtual e de revisão bibliográfica, buscamos compreender semelhanças e diferenças entre contextos culturais e de aprendizagem dos dois instrumentos. São levantadas inquietações acerca do ensino da flauta e da ausência do pífano nos cursos superiores de música da Paraíba e, em seguida, do papel do corpo e da ancestralidade na performance do pífano nordestino.

Palavras-chave


Pífano. Música nordestina. Flauta transversa. Ancestralidade. Educação Musical.

Texto completo: PDF