ANPPOM, XXXI Congresso da ANPPOM

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A música como trabalho no Brasil pré-pandemia: composição do mercado por tipo de vínculo, gênero, raça e escolaridade
Rodrigo Heringer Costa

Última alteração: 2022-01-01

Resumo


A inserção de agentes no mercado de trabalho em música no Brasil é influenciada por fatores sociais e econômicos diversos. Analisando-se do banco de dados da PNAD é possível perceber importantes elementos acerca da referida inserção e o papel do tipo de vínculo, gênero, raça e escolaridade sobre sua configuração. Conclui-se que o trabalho de musicistas caracteriza-se por uma taxa de informalidade global significativamente mais elevada que a média do mercado de trabalho, por tímida participação feminina, por baixo impacto do diploma de ensino superior para a formalização dos vínculos de trabalho na área, e por maior representação de pretos, pardos e indígenas que brancos e amarelos entre os trabalhadores informais do setor.


Palavras-chave


Trabalho. Música. Informalidade. Raça. Gênero.

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